BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Detectado surto de varíola bovina em Ouro Preto do Oeste

Detectado surto de varíola bovina em Ouro Preto do Oeste

Da Redação

01 de Junho de 2011 às 08:42

Foto: Divulgação

Médica veterinária Andressa Araújo
Funcionários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON detectaram, no último dia 25/5, casos de febre varíola bovina em cinco propriedades rurais localizadas nas linhas 4 e 12 do km 31, no município de Ouro Preto do Oeste. Não foram detectados casos de pessoas contaminadas com a virose.
De acordo com a médica veterinária Andressa Araújo, todas as medidas de precaução para que o vírus não se prolifere foram tomadas. “A IDARON tem o comprometimento com o produtor de atender tais propriedades, passando as orientações necessárias para o tratamento e o controle dessa enfermidade”, explica Andressa. E faz um apelo: “Pedimos às pessoas que souberem de casos, ou tiverem contato com o vírus em suas propriedades, que procure imediatamente a IDARON mais próxima, para que sejam passadas as orientações necessárias”.
 
Andressa explica que a virose manifesta-se principalmente em gado leiteiro e caracteriza-se por feridas no ubre do animal e no focinho do bezerro. Já nos ordenhadores, as feridas aparecem nas mãos, no antebraço e na face. A contaminação ocorre a partir da região infectada para as mãos dos ordenhadores. A médica veterinária recomenda afastar os animais infectados dos demais.
Segundo Perteson Piovezan Barbosa, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da IDARON de Ouro Preto do Oeste, a vigilância sanitária foi informada após terem sido detectados os casos de varíola bovina.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS