BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Seagri e Emater marcam presença da 10.ª Expobras

O secretário de agricultura, Francisco Evaldo de Lima, em cumprimento de agenda no interior do estado, participou, nesta quinta-feira (17), da abertura da 10.ª Exposição Agropecuária de Nova Brasilândia do Oeste (Expobras). Em passagem pelo estande que le

Da Redação

19 de Junho de 2010 às 08:53

Foto: Divulgação

O secretário de agricultura, Francisco Evaldo de Lima, em cumprimento de agenda no interior do estado, participou, nesta quinta-feira (17), da abertura da 10.ª Exposição Agropecuária de Nova Brasilândia do Oeste (Expobras). Em passagem pelo estande que leva as ações do governo estadual para o segmento agropecuário, conversou com agricultores e parabenizou a equipe organizadora pelo trabalho que vem desenvolvendo naquele município. Paralelamente à Expobras acontece, até o final desta semana, o 8.º concurso leiteiro.
A secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), é presença certa em praticamente todas as feiras agropecuárias do Estado, mas, pela primeira vez um estande é montado na Expobras. Sempre em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) as políticas públicas para o desenvolvimento do setor produtivo são apresentadas, levando ao agricultor familiar a perspectiva de melhoria na sua renda familiar com qualidade de vida.
Durante a visita que fez à Exposição o secretário Evaldo conversou com os agricultores e falou da importância do Projeto Inseminar – que distribuição de semens geneticamente melhorados aos agricultores familiares – para a melhoria do rebanho leiteiro na região.
Em Nova Brasilândia o secretário foi recebido, no estande, pelo gerente da Emater local, João Batista da Silva Perin e pelo vice-prefeito, Zezinho da Emater e elogiou o trabalho feito pela equipe no local. Para ele, esse trabalho que conta com total apoio da Seagri, tem dado nova dimensão à agricultura no Estado, confirmando que o trabalho de um governo compromissado com o fortalecimento do setor produtivo pode fazer a diferença na economia da região.
Paralelamente à Exposição, a Seagri e Emater realizam o 8.ª Concurso Leiteiro. Segundo os responsáveis pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do leite (Proleite) na região, a médica veterinária Cristiane Teixeira e o zootecnista Cleverson Oliveira dos Santos, 14 animais estão participando do concurso sendo sete na categoria novilha e sete na categoria vaca.
Uma das novidades para este ano é que entre as participantes existem três F1 – nome designado a primeira cria de animal inseminado através do Projeto Inseminar – com grandes perspectivas de vencer o concurso. Essas F1 já estão com cria também, resultado de nova inseminação nas primeiras crias, denominadas F2. As três crias são macho, mas a expectativa para que nasçam novas fêmeas é grande, melhorando assim, cada vez mais o rebanho leiteiro.
Após a visita à Expobras o secretário Evaldo seguiu em cumprimento da agenda para Nova Estrela, onde participou da inauguração do novo escritório da Emater.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS