MINISTÉRIO DA PESCA - Aquicultor rondoniense participe do Censo Aquícola

O Ministério da Pesca e Aquicultura está fazendo o primeiro Censo Aquícola para descobrir a real situação da produção e dos produtores que atuam com o cultivo de peixes, algas, camarões, ostras, enfim, organismos aquáticos, no país.

Da Redação

12 de Novembro de 2009 às 17:41

Atualizada em : de de às

Foto: Divulgação

O Ministério da Pesca e Aquicultura está fazendo o primeiro Censo Aquícola para descobrir a real situação da produção e dos produtores que atuam com o cultivo de peixes, algas, camarões, ostras, enfim, organismos aquáticos, no país.
Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, quatro recenseadores estão visitando as propriedades dos aquicultores em Rondônia. “Eles estão devidamente identificados e os produtores podem ficar seguros, porque as informações repassadas serão sigilosas e serão usadas apenas para implementação de políticas mais eficazes”, explicou o Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Rondônia, Jenner Tavares.
As entrevistas incluem perguntas como as espécies produzidas nas propriedades, o tipo de cultivo, formas de comercialização, conservação e beneficiamento de pescados. “Estamos buscando as informações referentes à produção de 2008”, destaca Jenner. Os dados sobre condições socioeconômicas e infra-estrutura também serão abordados pelos coletores.  
O Censo tem parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a primeira vez que informações sobre quantos são, onde estão e como vivem os aquicultores brasileiros serão levantadas pelo Governo Federal. A meta do Ministério da Pesca e Aquicultura é entrevistar todos os produtores do país, tanto do continente como costeiro-marinhos, no período de três meses.
O Censo contará com a participação de 227 Coletores de Dados, todos com formação em nível superior, supervisionados por 26 Coordenadores Estaduais e cinco Coordenadores Regionais, responsáveis pelo acompanhamento da coleta e validação dos dados. A divulgação dos primeiros resultados será no primeiro trimestre de 2010.
Informações sobre a localização dos coletores e sobre o 1º Censo Aquícola com o Superintendente Jenner Tavares nos telefones: (69) 3901-5615 / 9981-3771.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS