BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Painel Político – ( Candidato a presidência do PT de RO faz campanha de jatinho) – Alan Alex

Candidato a presidência do PT de RO faz campanha de jatinho

Da Redação

30 de Outubro de 2009 às 17:10

Foto: Divulgação

Jatinho

José Carlos Monteiro Gadelha – Secretário Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e de Turismo de Porto Velho é candidato a presidente do Partido dos Trabalhadores. Para participar de um encontro com a “companheirada” de Guajará Mirim, ele foi até o município em um avião particular. De quebra, deu carona para o deputado federal  Anselmo de Jesus, também do PT. Duas semanas depois, no encontro do partido em Ouro Preto, a “companheirada” queria saber de onde vieram os recursos para a locação da aeronave, se da prefeitura de Porto Velho ou de Valdir Raupp, senador peemedebista que apóia Gadelha. Ele silenciou sobre o assunto mas criou um enorme mal estar entre os petistas. E aí secretário, de onde veio o aviãozinho?

Interessante

Se a Receita Federal fizer um cruzamento de informações dos rendimentos de alguns secretários municipais com as declarações de IR, vai descobrir algumas anomalias. Tem secretário desfilando de camionete importada, outros reformando ou comprando casas enormes. Tem secretário até pagando apartamento e faculdade de amante. É bom as mulheres dos secretários começarem a olhar as faturas dos cartões de crédito também. Algumas vão levar um baita susto.

Descaso

Em 2007 a prefeitura de Porto Velho solicitou a Marinha do Brasil o empréstimo, por 8 meses, de um galpão situado na Estrada de Ferro para guardar durante esse período os artefatos históricos que estavam no museu da EFMM. Dois anos e quatro meses se passaram, peças foram roubadas e Marinha enviou um ofício a prefeitura dando um prazo de 7 dias para retirar as peças. A vigilância do galpão, assim como a conservação do acervo ficou por conta da prefeitura, que nunca mandou um vigia sequer para o local.

Descansado

A prefeitura age como aquele amigo folgado que chega na sua casa, abre a geladeira, deita no sofá e ainda pede dinheiro emprestado. Foi dessa forma que a “companheirada” agiu com a Marinha brasileira.

Cadê as melhorias?

Realmente o prefeito Roberto Sobrinho vive em um mundo de fantasias. Ele vem dizendo sistematicamente que a saúde municipal não apresenta mais problemas. Hoje pela manhã a reportagem do Rondoniaovivo foi acionada por populares que aguardavam na chuva, durante três horas, atendimento na policlínica Rafael Vaz e Silva. Idosos tentavam se proteger ebaixo de toalhas ou guarda-chuvas. A prefeitura informou que vai reformar a unidade, mas não sabe quando. Enquanto isso o eleitorado de Sobrinho vai se virando como pode.

 

Inadimplencia

Cujubim, Machadinho, Costa Marques, Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé são os municípios que apresentam a frota de veículos com maior número de inadimplencia, respectivamente 38,9;  33,43; 32,81 e 30,81%. A Capital está na 13ª colocação, com 26,85%, o que representa 34.189 mil veículos em débito com o Detran. Os que menos devem são Colorado, Teixeirópolis, Corumbiara, Nova União e Nova Brasilândia. Esses números são da coordenadoria de fiscalização do Detran.

Mais números

Neste ano o Detran já recolheu apenas em Porto Velho, 114 habilitações. 289 condutores não portavam CNH na hora da fiscalização. 373 motoristas foram multados por não estarem utilizando cinto de segurança e 100 estavam com CNH vencida.

Acidentes

Foram registrados até julho deste ano em Porto Velho 3.816 acidentes levando a morte 35 pessoas e deixando 3.454 feridas. Sinistros envolvendo motociclistas foram 1.924 e ciclistas 439. Isso contando apenas os casos com vítimas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de mortos diminuiu 52,1%, porém, o de acidentes aumentou 33,1%.

Reincidente

Um veículo de Porto Velho, placas J** 8536 é o campeão de infrações e multas. Ele totalizou 37 ocorrências até abril de 2004, quando foi apreendido em definitivo e depois foi leiloado. Ele colecionou infrações ferindo diversos artigos do CNT e totalizou R$ 5.969,40 de multas. O curioso é que o veículo em questão é uma motocicleta de 125 cilindradas.

Embriagues

De fevereiro a outubro deste ano foram registradas 42 ocorrências de embriagues ao volante em Porto Velho. Isso casos flagrantes. O perfil do infrator, ao contrário do que muitos pensam, é de condutor do sexo masculino, com idade acima de 30 anos e normalmente está com toda a família dentro do carro na hora da autuação. A maioria se recusa a fazer o teste de bafômetro, mas mesmo assim é encaminhado a delegacia para as providências de praxe.

Fiscalização

O Detran prometeu apertar a fiscalização agora no fim do ano. Estão sendo contratados novos fiscais para auxiliar nas operações de rotina e as blitz serão intensificadas, principalmente nas áreas onde existe uma aglomeração envolvendo veículos e bebidas alcóolicas (leia-se postos de combustíveis e proximidades de bares), pelo menos é o que garante a gerência de fiscalização do órgão.

Gosto amargo

A conquista da vaga de Expedito Júnior no Senado não teve o sabor esperado por Acir Gurgacz. Ele está entrando em uma vaga de um dos senadores mais populares e atuantes, o que obriga o empresário paranaense a agir igual ou melhor que Expedito para mostrar a que veio. Porém, quem conhece Acir de perto sabe que ele não tem o menor traquejo para lidar com as pessoas. Mimado e acostumado a não ser contrariado, ele terá que aprender a se portar, do contrário corre um sério risco de ficar sem mandato também, até porque ficha suja ele já é.

Mudança

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30min (voltamos ao horário normal) e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS