BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Curso capacita técnicos para manejo e conservação de solos em Rondônia

Curso capacita técnicos para manejo e conservação de solos em Rondônia

Da Redação

19 de Agosto de 2009 às 10:39

Foto: Divulgação

Fator decisivo para a sustentabilidade da agropecuária, as práticas de manejo e conservação do solo são tema de curso de atualização voltado a profissionais de extensão rural em Rondônia. Promovido pela Embrapa Rondônia, a capacitação começa na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, e faz parte das ações do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, que tem como um dos objetivos aumentar a produção de alimentos no País.

 

O curso será dividido em quatro módulos principais. Primeiro serão apresentados os tipos de solo que compõem o Estado de Rondônia. “É preciso primeiramente conhecer e entender o solo em que se vai trabalhar”, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia Ângelo Mansur. Em função das características de cada classificação são definidas as aptidões agrícolas das diferentes regiões.

 

O passo seguinte no trabalho de manejo do solo é verificar a concentração de elementos químicos presentes. É necessário retirar amostras de solo para que sejam analisadas em laboratório. O curso vai abordar as diferentes técnicas de amostragem, as ferramentas utilizadas para retirar a terra, a profundidade e a quantidade adequada de amostras.

 

Com o resultado da análise de solo é possível traçar a estratégia para uma eventual correção da acidez e para a complementação de nutrientes. Para isso, no entanto, é preciso interpretar os indicadores de maneira correta. “Um dos pontos importantes a ser levado em consideração são as unidades de medida dos indicadores, que podem variar entre um laboratório e outro” explica o engenheiro agrônomo Alaerto Marcolan, da Embrapa Rondônia.

 

Além das técnicas para conversão de unidades de medida, serão abordados os procedimentos para o cálculo da quantidade de calcário, de macro nutrientes e de micro nutrientes a serem aplicados. As intervenções no solo variam de acordo com o resultado da análise de solo e com a cultura a ser plantada.

 

O terceiro módulo do curso trata de uma etapa do processo em que já são conhecidas as deficiências do solo e as definidas as medidas a serem tomadas. É quando se faz a regulagem dos equipamentos para aplicação de calcário e adubos. “Vamos fazer uma abordagem teórica, com os princípios de regulagem dos implementos, e uma parte prática, que será feita no campo experimental da Embrapa Rondônia, em Porto Velho”, afirma Zenildo Ferreira Holanda Filho, um dos responsáveis pelo treinamento, ao de José Cláudio Alves, ambos profissionais da Embrapa Rondônia. Para completar a capacitação, serão abordadas práticas para conservação do solo. “A ideia é identificar as limitações e potencialidades no sentido de conservar os solos férteis e recuperar os pobres e degradados”, explica o pesquisador Francisco das Chagas Leônidas, da Embrapa Rondônia. Será dada ênfase especial à utilização de curvas de nível para reduzir ou evitar a erosão do solo.

 

Incentivo à agricultura familiar - O curso é voltado para cerca de 25 pessoas, entre técnicos da Embrapa Rondônia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e extensionistas da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO). O objetivo é atualizar o conhecimentos a respeito das técnicas de manejo e conservação do solo para aumentar a produção e a produtividade da agricultura familiar.

 

A atividade é uma das ações da Embrapa no Programa Mais Alimentos, desenvolvido desde julho de 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além de oferecer uma linha de crédito diferenciada para a agricultura familiar, o programa financia projetos que contemplam galpões de armazenagem, silos, construções e maquinário para ordenha, resfriadores e correção de solo. Também são desenvolvidas atividades de transferência de tecnologia, com a participação de diversas unidades da Embrapa em todo o País. [ Foto: Atividades práticas com máquinas e implementos agrícolas fazem parte da programação do curso ] Site: www.cpafro.embrapa.br

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS