BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Seminário da Unir discute relação da literatura com outras artes

Seminário da Unir discute relação da literatura com outras artes

Da Redação

09 de Maio de 2009 às 08:54

Foto: Divulgação

A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Coordenação de Extensão (CE) e com o Departamento de Letras/Línguas Estrangeiras, realiza de 14 a 17 de maio, no Sest/Senat, o I Seminário de Literatura e Outras Artes. O evento, que tem como público alvo docentes, discentes, artistas e demais interessados, objetiva discutir e pensar a literatura e sua relação com as outras artes (teatro, cinema, música, artes plásticas, performances), além de discutir a criação dos cursos de artes (teatro, artes visuais e música) na Unir, previstos para 2010. A programação do I Seminário de Literatura e Outras Artes contará com palestras, debates, mini-cursos, sessões de comunicações e apresentações teatrais. No dia 14, às 14h, ocorrerá a palestra “A pulsão anárquica no teatro: estudos teatrais no Brasil, Argentina e Chile”, que será ministrada pela professora Sara del Carmen Rojo de la Rosa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Logo em seguida, haverá o debate sobre a implantação dos cursos de artes na Unir. À noite, às 20h, será apresentado o espetáculo convidado “Bizarrus”, experiência pioneira no sistema prisional rondoniense, que utiliza a arte cênica como instrumento de reabilitação. No dia 15, pela manhã, ocorrerão os mini-cursos de “Semiótica teatral”, “Cinema de animação”, “A música na poesia latino-americana” e “Capoeira, arte e patrimônio: olhar histórico e cultural”. Ainda na quinta-feira, às 14h, haverá a palestra “Literatura e Outras Artes na Amazônia”, que será ministrada pelo professor Júlio César Barreto Rocha, do Departamento de Letras Vernáculas da Unir. Em seguida, serão realizadas as sessões de comunicação e, à noite, às 19, será apresentada a peça “A nudez nossa de cada dia”, da Cia. de Teatro Universitário Peripécias da Unir, que é livremente inspirada em “Toda nudez será castigada”, de Nelson Rodrigues. No sábado (16), pela manhã, serão realizados os mini-cursos “O teatro na Amazônia”, “O nu em performance: uma metáfora do social”, “Machuca: ditaduras latino-americanas através do cinema” e “Oficina de teatro: corpo, voz, interpretação e improvisação”. No sábado e no domingo à noite, às 20h30, a peça “A nudez nossa de cada dia” será novamente apresentada, marcando o encerramento do evento.

As inscrições para o evento serão feitas no Departamento de Letras/Línguas Estrangeiras da Unir, de 11 a 13 de maio, das 9h às 12h, ou no Sest/Senat, no dia 13, das 9h às 12h. A inscrição será um pacote de Suco Tang que será doado aos presídios de Porto Velho. Todos os inscritos receberão um convite para os espetáculos “Bizarrus” e “A nudez nossa de cada dia”.

Para mais informações sobre o evento acesse o folder, que traz a programação completa, na página da Unir, no endereço www.unir.br, na seção “Eventos”.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS