BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Direção e professores da Fimca homenageados por acadêmicos de Enfermagem durante cerimônia de passagem da Lâmpada

Direção e professores da Fimca homenageados por acadêmicos de Enfermagem durante cerimônia de passagem da Lâmpada

Da Redação

21 de Novembro de 2008 às 16:46

Foto: Divulgação

Emoção e homenagens pontuaram a cerimônia de Passagem da Lâmpada realizada na noite de quinta-feira (20 de novembro) por acadêmicos do 8º e 1º períodos do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

 

A cerimônia, que aconteceu no auditório da Instituição e teve como mestre de cerimônias, a professora Aline Vilela, contou com a presença da vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia Carvalho, da coordenadora acadêmica, professora Eliete Mendonça, da coordenadora de Enfermagem, professora Mônica Freiberger assim como todos os professores do Curso.

 

A vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia Carvalho agradeceu a presença de todos e parabenizou a coordenação pela realização da Cerimônia. “Hoje é mais uma noite de festa na FIMCA, pois nos sentimos orgulhosos em participar com vocês, desta linda cerimônia, que com certeza ficará guardada na lembrança e no coração de todos, inclusive da direção da Faculdade”.

 

A acadêmica Aurelina Lúcia falou sobre a cerimônia de passagem da Lâmpada que é o símbolo máximo da Enfermagem e que acontece em homenagem a Florence Nigthtingale, conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias, atendendo soldados feridos e doentes, vitimas da Guerra da Criméia, travada entre a Inglaterra, França e Turquia contra a Rússia, em 1854. “Depois da guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem que serviria de modelo para as escolas fundadas posteriormente. Florence deixou um legado que estabeleceu o caminho para a Enfermagem moderna”.

 

Em seguida os acadêmicos agradeceram e homenagearam a vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia, a coordenação do Curso, aos professores, aos familiares e amigos. Finalizadas as homenagens, professora Aline pediu que todos ficassem de pé para iniciar a cerimônia de passagem da Lâmpada. Primeiro, os acadêmicos do 8º período acenderam as respectivas velas. Depois foi a vez dos acadêmicos do primeiro período a realizar o mesmo procedimento, que teve à frente a professora Marcela Milrea que segurava a Lâmpada.

 

De acordo professora Mônica Freiberger, a cerimônia de passagem da Lâmpada é um rito de passagem envolvendo os acadêmicos do último ano do Curso, que estão deixando o campo do estágio, e os acadêmicos do primeiro ano, que iniciam suas práticas. ”A cerimônia tem o objetivo de dar continuidade à história da Enfermagem, mas que tenhamos uma Enfermagem ética, solidária, unida, seguindo os passos e ideais de Florence Nigthtingale, precursora da Enfermagem moderna, como foi dito aqui”.

 

Mônica explica ainda que “durante a cerimônia, os acadêmicos oferecem a luz que recorda a primeira enfermeira e o atendimento dado aos soldados na guerra, e lembra o carinho, a atenção e o cuidado que este profissional deve ter ao tratar seus pacientes” finalizou. Para encerrar a noite, a direção da FIMCA oferecerá um coquetel.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS