BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Seduc oferece mais um curso de formação para professores de História e Artes

Seduc oferece mais um curso de formação para professores de História e Artes

Da Redação

18 de Novembro de 2008 às 05:00

Foto: Divulgação

O evento é uma realização do Governo de Rondônia, desenvolvido através da Secretaria Estadual de Educação-Seduc. Tem a finalidade de discutir a prática pedagógica com os professores de História, Artes e coordenadores pedagógicos na ação de Educação para a Diversidade, bem como promover o desenvolvimento cultural dos alunos, considerando as contribuições das diversas culturas e etnias para formação do povo brasileiro, especialmente nas matrizes africanas e indígenas, com vista ao atendimento a Lei nº 11.645 de março de 2008, que altera o artigo 26-A da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, o qual trata da obrigatoriedade dos Estabelecimentos de Ensino Fundamental e médio, trabalhar o estudo da ‘História e da Cultura Afro-Brasileira e Indígena’.
Cerca de trezentos professores que lecionam para Jovens e Adultos das disciplinas de História e Artes, técnicos da Seduc e coordenadores pedagógicos de Porto Velho, Itapuã D´Oeste, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Pimenteiras, Alta Floresta, Costa Marques, São Francisco, São Miguel, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, participam do evento. Eles serão multiplicadores, repassando o conhecimento adquirido aos demais profissionais dos municípios de origem.
O curso de formação será dividido em oito etapas em forma de oficinas, quatro para cada disciplina. Até a próxima quinta-feira, dia 20, encerramento do evento, serão abordados os seguintes temas: Educação Quilombola, indígena e Relações Étnicos Raciais: reflexões e Práticas, ministrado pela; O Contexto Histórico do Vale do Guaporé, onde o palestrante será O lugar da Educação e a Educação no Lugar: Uma leitura Sobre os Quilombolas e Indígenas; Tramas e Saberes, Religiosidade de Afro-descendente e Indígenas; Construindo um Calendário da Diversidade Étnico Racial; Presença Africana e Indígena na Cultura Brasileira; As Lendas Africanas e Indígenas e os Principais Grupos Culturais das Comunidades Indígenas e Quilombolas do Vale do Guaporé.
A coordenadora administrativa pedagógica-Seduc, Irany Freire, acrescentou que os professores precisam estar desnudados de preconceito e discriminação, uma vez que o assunto vai de encontro dos alunos e a sociedade.
Para ministrar o curso, a Seduc convidou oito professores mestres e doutores nas disciplinas relacionadas ao evento da Universidade Federal de Rondônia- Unir/RO. Professor e Dr° Dante Ribeiro da Fonseca, professora e Mestre Sônia Ribeiro de Souza, professora e Drª Lílian Maria Mozer, professor e Drº Marco Antônio Teixeira, professor e mestre, Valdir Aparecido de Souza, professor e Drº Edinaldo Bezerra de Freitas, professora e mestre, Mara Genecy Centeno Nogueira e o professor e mestre Gustavo Gurgel.
O secretário Adjunto, Pascoal de Aguiar destacou o empenho do Governo Cassol na formação continuada dos professores estaduais.”Esse Governo já fez mais que qualquer outro já fez no setor da educação, principalmente na questão da formação de nossos docentes. Nesse encontro, os participantes vão ganhar muito, através do aperfeiçoamento e a troca de experiência sobre as dificuldades e sucessos com os demais professores”, salientou.
O Curso que iniciou nessa terça-feira (18) e vai até o dia 20 deste mês no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, contou com presença do secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Educação-Seduc, Pascoal de Aguiar, representando a titular da pasta, professora Marli Cahulla, da coordenadora administrativa pedagógica, Irany Freire, Sônia Casemiro da Gerência de Educação-GE/Seduc, Milva Valéria, sub-gerente do Ensino Fundamental/Prodef/GE e representantes de comunidades indígenas e quilombolas do estado.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS