BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Estado promove seminário sobre negócios entre Brasil-Japão

Estado promove seminário sobre negócios entre Brasil-Japão

Da Redação

08 de Março de 2007 às 14:32

Foto: Divulgação

*Com o objetivo de fortalecer as exportações em Rondônia, o governo do Estado realiza amanhã (10), a partir das 8 horas, no auditório do Senac em Porto Velho, o seminário ?Oportunidade de Negócios Brasil-Japão?.

*O evento é uma ação, implementada pelo governo estadual para o desenvolvimento do programa ?Estado Exportador?, que tem objetivo aumentar a participação de pequenas empresas no mercado internacional, promovendo o crescimento econômico e social agregando valores aos produtos exportados. ?As exportações de Rondônia bateram recorde no ano passado, sendo o desempenho elogiado pelo ministro do MDIC, Luiz Fernando Furlan, que parabenizou a administração pelos expressivos resultados alcançados em 2004, que superou a meta estabelecida no Programa Estado Exportador? declarou o governador Ivo Cassol.

*Rondônia superou a meta de US$ 100 milhões em 2004, inclusive antes do período estabelecido, ?e isso demonstra empenho do governo de Rondônia na conquista de mercados para seus produtos?, afirmou o ministro Furlan em oficio enviado ao governador Ivo cassol.

*As exportações do Estado foram 36% maior em 2004, do que em 2003. Os US$ 133 milhões em vendas externas foram destinados a 73 países, 10 a mais do que no ano anterior. Móveis e madeira processada puxaram as exportações, mas itens da pauta agropecuária começam a ganhar destaque, como os derivados agrossilvopastoris (óleos, extratos e essências).

*O seminário é realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Redeagentes, Secretaria de Estado de Agricultura Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), Secretaria de Estado das Finanças (Sefin), Conder e a Jetro (Japan External Trade Organization).

*Programação ? A abertura do seminário terá palestras do governador Ivo Cassol, do secretário da Seapes Luiz Cláudio, do secretário da Sefin José Genaro e do cônsul do Japão em Rondônia. Em seguida será feita uma análise sobre comércio exterior pelo palestrante Marcelo Blois.

*As 9:30 horas será a vez de Yoshihiro Sawada, vice-presidente da Jetro, falar sobre ?Atividades de Promoção das Exportações Brasileiras para o Japão?. Na seqüência o perito em comércio exterior Shizou Hori explanará o tema ?Oportunidades para Exportações Brasileiras ao Mercado Japonês?.

*O gerente de relacionamento institucional da CEF Fabio Pereira fala sobre os instrumentos de financiamento da Caixa, e o gerente de negócios internacionais do BB Sérgio Amorim explica os mecanismos de apoio do Banco do Brasil ao comércio exterior.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS