BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Prefeitura realiza obra de habitação e urbanização no bairro São Sebastião I

Prefeitura realiza obra de habitação e urbanização no bairro São Sebastião I

Da Redação

24 de Fevereiro de 2007 às 17:54

Foto: Divulgação

* Todas as famílias residentes no bairro São Sebastião 1 serão beneficiadas com as obras de habitação e urbanização, que a Prefeitura de Porto Velho começa a executar naquela região da cidade, em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), através do Programa do Governo Federal, Habitar Brasil.

* Serão construídos no bairro um conjunto habitacional com 83 casas, 35 em terrenos onde o morador reside atualmente; um complexo comunitário composto por creche, unidade de saúde e centro comunitário; rede de abastecimento de água; obras de drenagem; estação de tratamento de esgoto sanitário; calçadas e escadarias; 23 módulos sanitários (banheiro, pia e lavatório); e 55 fossas sumidouro.

* Orçado em mais de R$ 5 milhões, o projeto prevê também a reforma de 29 casas, hoje em estado precário, a reforma da praça do bairro, a execução de trabalho de terraplanagem e asfaltamento das ruas, a instalação de iluminação pública e a arborização do local. As obras devem proporcionar melhorias à qualidade de vida de pelo menos 500 famílias, sem nenhum custo para elas.

* A regularização fundiária de todos os terrenos, o remanejamento e reassentamento das famílias que ali residem também serão executados pela administração municipal. Após a conclusão das obras, todos os moradores do São Sebastião 1 terão o documento de posse de seus terrenos.

* Segundo informações da Unidade Executora Municipal (UEM) do projeto, todas essas obras já foram licitadas e a empresa contratada deve iniciar os trabalhos nos próximos dias, com a construção do complexo comunitário. O local será utilizado para alojar as famílias que moram na área onde será construído o conjunto habitacional, durante o período de construção.

Comunidade participa das decisões

* Após a escolha do bairro São Sebastião 1 para implantar o projeto de urbanização e assentamento, a Prefeitura Municipal vem realizando diversas ações junto à comunidade.

* No primeiro momento, por meio de pesquisa, foi realizado o cadastramento e o levantamento do perfil de todas as famílias que ali residem. Em seguida, os técnicos responsáveis pelo trabalho reuniram-se com os representantes da associação de moradores para explicar e discutir os objetivos e benefícios do projeto. Um termo de adesão coletivo e individual ao programa foi assinado pelos moradores.

* Paralelamente ao início das obras, dois técnicos sociais desenvolveram junto à comunidade, um trabalho de mobilização e organização comunitária, com a aplicação de cursos para as lideranças, oficinas de artes, teatro e educação sanitária e ambiental.

* Após a conclusão de 50% das obras, a Prefeitura vai investir mais R$ 65 mil em ações de geração de trabalho e renda, oferecendo aos moradores, no próprio bairro, cursos nas áreas de: operador de micro computadores, pintor de obras, mecânico de bicicleta, pedreiro, azulejista, bombeiro hidráulico, eletricista predial, embelezamento pessoal, corte e costura e alimentos alternativos.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS