BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Governo quer laboratórios na Amazônia usando infraestrutura do exército

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

13 de Janeiro de 2020 às 08:35

Foto: Divulgação

PESQUISA


O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, disse que o governo pretende criar laboratórios e espalhar pela Amazônia usando a infraestrutura que já existe. O objetivo é levar pesquisa e tecnologia para a região. Seria também uma forma de utilizar o conhecimento das pessoas a respeito da biodiversidade e do que já existe no bioma amazônico.

 


MILITARES


Pontes disse que os laboratórios devem usar quartéis do Exército em locais com infraestrutura e colocar pesquisadores no meio da Amazônia de forma que eles possam trabalhar com as comunidades locais.

 


DESENVOLVIMENTO


O ministro esclarece que com os laboratórios é possível conhecer a respeito do sistema, estudar biodiversidade e ativos que podem se transformar em novos medicamentos, novos cosméticos. Isso significa desenvolvimento sustentável, afirma Marcos Pontes.

 

 


LARGADA

 

O trabalho deve começar com dois laboratórios e o governo está escolhendo quais seriam os locais, vendo quais seriam os equipamentos mínimos. Disse o ministro: Se a gente tiver que construir uma estrutura, seria com dois contêineres e um meio coberto equipados. Um é para a pessoa morar, para os pesquisadores ficarem três, quatro meses. A estrutura de moradia de um lado e o laboratório do outro. 

 


INFRAESTRUTURA


Já estão sendo discutidos o que vai ficar dentro dos laboratórios. Eles devem ser equipados com drones, sistema de conexão de internet, entre outros dispositivos tecnológicos. A ideia é que, neste ano, o governo já tenha pelo menos um ou dois pilotos funcionando. Depois seria só ajustar e  espalhar, garante o ministro.

 


CHEQUE ESPECIAL NA CAIXA

 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou ao jornal O Globo que determinou à sua equipe  que comece a trabalhar para reduzir mais a taxa de juros do cheque especial. De acordo com a publicação, a ideia é diminuir o valor de juro do crédito — atualmente em 4,95% ao mês — para 2%.  Em dezembro, a Caixa já havia reduzido a taxa do cheque especial de 4,99% ao mês para 4,95% para clientes que recebem seus salários na instituição.

 

 

 

 


MORRE EX-GOLEIRO QUE FEZ HISTÓRIA NO PALMEIRAS

 

Morreu no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Velho, o ex-goleiro de futebol Valdir Joaquim de Moraes. Foi no sábado(11), em decorrência de disfunção de múltiplos órgãos e sistemas. 


Valdir tinha 88 anos e estava internado desde a última quarta-feira, devido a uma infecção urinária. O ex-jogador lutava contra complicações após acidente vascular cerebral e cardiopatia isquêmica, com internações recorrentes. Nos últimos dois anos apresentou deterioração severa da capacidade funcional.

 

 

FACEBOOK E INSTAGRAM CENSURAM SIMPATIZANTES DE GENERAL SOLEIMANI

 

Facebook e Instagram passaram a censurar todos os posts em favor do general Soleimani, martirizado na semana passada por bombas americanas. No serviço Telegram, o concorrente russo do Whats App, a vingança dos adeptos de Soleiman é permitida.

 

 


MANIFESTANTES PEDEM RENÚNCIA DE AIATOLÁ

 

A Reuters informou neste domingo que manifestantes iranianos pediram a renúncia do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, no sábado, depois que o governo do Irã afirmou que suas Forças Armadas derrubaram por engano um avião ucraniano, matando todas as 176 pessoas a bordo. 


"Comandante-em-chefe (Khamenei) renuncie, renuncie", gritavam centenas de pessoas, de acordo com vídeos publicados no Twitter, em frente à universidade Amir Kabir, em Teerã.

 

 

NOTÍCIA RARA CONTRA GOVERNO

 

A agência de notícias iraniana Fars, em um raro relato sobre protestos contra o governo, disse que manifestantes cantaram frases contra as autoridades do país em Teerã neste sábado. A reportagem da Fars disse que os manifestantes que foram às ruas também arrancaram imagens de Qassem Soleimani, o comandante da importante Força Quds, da Guarda Revolucionária, que foi morto em um ataque de drone dos Estados Unidos.


A agência, amplamente vista como próxima à Guarda, publicou fotografias das manifestações e um cartaz destruído de Soleimani. Segundo a Fars, cerca de 700 a 1.000 pessoas participaram do protesto.

 

 

PARTIDO TRABALHA PARA BANQUEIROS, DIZ BOLSONARO

 

O presidente Jair Bolsonaro resolveu “detonar” o Partido Podemos, do senador Álvaro Dias, que ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a cobrança de tarifa no cheque especial. 


O que escreveu o presidente: 


- A tarifa faz parte de uma medida para reduzir os juros do cheque especial, que passam a ficar limitados em 8% ao mês.
Foi um corte brutal. Há bastante tempo o presidente se incomoda dom o Podemos e ontem resolveu criticá-lo abertamente.
O Podemos tem se alinhado a boa parte das propostas de ajustes nas contas públicas, mas volta e meia cria problemas para o governo Bolsonaro. Desta vez, o presidente resolveu não deixar passar em branco o ajuizamento da ação. 

 

 

 

 

 

UMA DICA- "Ladrões da Floresta", Netflix


A Netflix acaba de disponibilizar a primeira temporada da série, na qual o carismático ladrão Jan de Lichte lidera os oprimidos em uma revolta contra a aristocracia corrupta de Flandres no século 18. Boa pedida para quem gosta de cinema e história.

 


MEC CONFIRMA FIM DA TV ESCOLA

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou o fim da TV Escola. 


Muito mal usada, como a maioria das TVEs, a TV Escola custa R$ 80 milhões por ano aos contribuintes.

 


JÁ ESTÁ VALENDO

 

A partir de hoje, bancos, comércio e empresas que emprestam dinheiro poderão consultar o Cadastro Positivo para decidir se concedem ou não crédito aos clientes. A informação é do SPC. 

 

 

PTRB PODERÁ ABRIGAR CANDIDADTOS DO ALIANÇA PELO BRASIL


O PRTB, Partido do general Mourão, está disposto a abrir espaço para candidatos bolsonarianos, tudo no caso do Aliança não emplacar a tempo de disputar as eleições como Partido. Conversa de bastidores dão conta de que este seria o plano B para garantir os candidatos de Bolsonaro nas próximas eleições.

 


DEVOLUÇÃO

 

A restituição do dinheiro pago a mais pelo DPVAT começará a ser devolvida na quarta-feira. A Seguradora Líder disse que a restituição poderá ser solicitada a partir do próximo dia 15 de janeiro pelo site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br.  

 

 

BOLSA FAMÍLIA VAI MUDAR

 

O ministério da Cidadania confirmou que o governo vai mudar o programa Bolsa Família, inclusive o nome. Há muita fraude. 
Até novembro do ano passado, o governo federal retirou 1,3 milhão de beneficiários do programa Bolsa Família devido a irregularidades no cadastro. De acordo com Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS