BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Moradores fazem o que prefeitura incompetente e omissa não fez

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

09 de Dezembro de 2019 às 09:45

Foto: Divulgação

CHEGA DE ESPERAR


Cansados de mentiras, promessas e enrolação, moradores do bairro Nova Esperança se reuniram e mostraram como é simples realizar um trabalho quando há força de vontade e empenho. Pagaram máquina para patrolar a rua e com mão de obra própria instalaram três manilhas onde havia um esgoto a céu aberto.

 

 


DESCASO


Aqui mesmo na coluna, eu já havia mostrado por mais de uma vez a situação da rua Alberto Paca com Eustáquio Queiroz. Muito buraco e esgoto correndo à céu aberto. Foram tantas as reclamações da comunidade junto aos tais “representantes do povo” que a pobre plebe desistiu de aguardar que a prefeitura fizesse o óbvio.

 

 

 

 

 

 

 


VAQUINHA


Há 15 dias, a comunidade se reuniu e cada um ajudou com um pouco. Foram arrecadados 2 mil e poucos reais. Um grupo sem dinheiro ofereceu a mão de obra. Pronto! O que era uma solução insolucionável ( o trocadilho é proposital ) foi resolvido em dois dias.

 


QUASE PARECENDO UMA RUA


A via patrolada e as manilhas colocadas onde o esgoto acumulava deram um alivio e aparência de rua ao local por onde passam milhares de pessoas todos os dias.

 


CANDIDATOS


Além da união para resolver o problema, a comunidade também fez um acordo. Qualquer candidato à reeleição que aparecer ano que vem no Nova Esperança para pedir voto terá tratamento diferenciado. Como vai ser? Os propensos candidatos que arriscarem passar por lá saberão.

 

 

TALENTOS


Nesta segunda-feira (9), às 8h, no auditório da Escola de Governo, em Porto Velho, acontece a 1ª Mostra de Talentos com a temática “Vida além do Centro Político Administrativo”. A mostra tem como proposta estimular os funcionários e aguçar a criatividade dos mesmos, seja no artesanato, pintura, escultura, fotografia, costura, jardinagem, música, dança, literatura, poesia, desenho e humor, entre outros segmentos.

 

 

FILIADOS EVANGÉLICOS


Em busca de apoio para se viabilizar, o partido Aliança pelo Brasil, que está sendo criado pela família Bolsonaro, poderá ganhar, em prazo curto, 15 milhões de filiados evangélicos. É o que prometem políticos evangélicos no caso de a bancada conquistar “protagonismo maior” no governo, ocupando espaço de atuação política. O apoio para criação de partido deve ser de ao menos 500 mil eleitores de nove estados.

 

 

MUITO INTERESSE


O “protagonismo” que atrai evangélicos têm nomes: dois ministérios, sendo um de “nível A”, como a Casa Civil, e outro “B”, tipo Governo. O grupo de parlamentares reconhece que há evangélicos no governo, mas nenhum deles produto de entendimento com a bancada.

 

 

ASSIM QUE FOR DEFERIDO


Após decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Aliança deve iniciar campanha para coleta de assinaturas, inclusive digitais. Só com as 15 milhões de filiações evangélicas, o Aliança nasceria como o maior do País. Dez vezes mais que o PT, que soma 1,5 milhão.

 

 

FOI COMANDANTE AQUI


General Ricardo Costa Neves é o novo comandante da Missão da ONU para Estabilização na República do Congo (Monusco), em substituição a outro brasileiro, o general Elias Rodrigues Martins Filho. Costa Neves foi comandante da 17° Brigada de Infantaria de Selva, aqui em nossa capital.

 

 

PREPARO


Logo após entregar o comando, em julho de 2017, Costa Neves foi comandar a AMAM ( Academia Militar das Agulhas Negras ), em Resende, no Rio de Janeiro. Este ano foi transferido para Brasília e agora segue para o Congo. O general tem um excelente conceito junto ao alto comando do exército o que justifica a nova missão.

 

 

REVOGOU


O presidente Jair Bolsonaro recuou e revogou o edital que excluía a Folha da lista de jornais que podem ser assinados pelas administrações diretas e indiretas do governo federal.

 

 

 

 


  
CAIU


A produção total de veículos recuou 11,1% em novembro, quando comparada a outubro e já descontados os efeitos sazonais. A produção de veículos leves retraiu 11,3% e a de pesados, 8,2%. Os números são da Anfavea.

 

 

NOVO EMBAIXADOR

 

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, aproveitou a visita que lhe fez o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Rodrigo Maia, para mandar mensagens de paz ao governo Bolsonaro.


Num gesto de aproximação, também já indicou seu novo embaixador junto ao governo brasileiro, no caso Daniel Scioli. O presidente também anunciou seu chanceler, o ex-governador da Província de Buenos Aires, Felipe Solá.

 


RONDON

 

Amanhã (10), às 10h, no Palácio Rio Madeira, o Governo do Estado junto com o Ministério da Defesa e nove prefeituras do interior de Rondônia assinam o Termo de Cooperação do Projeto Rondon – Operação Teixeirão II.

 

 

CONTEMPLADOS

 

Serão beneficiados com o projeto federal os municípios de Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Novo Horizonte, Presidente Médici, Urupá, São Francisco e Theobroma.

 


NA PRÁTICA

 

A segunda operação vai envolver 250 acadêmicos de instituições de ensino superior de Rondônia, que irão conhecer e vivenciar a realidade das comunidades em uma missão de 10 dias. As atividades acontecem no período de férias letivas, de 2 a 19 de julho de 2020. Os estudantes serão divididos em 10 grupos, cada um com oito alunos e dois professores.

 

 

PARTICIPANTES

 

As instituições serão selecionadas pelo Ministério da Defesa através de edital que também formará as equipes de universitários e professores para participar da operação. O projeto propõe integração social dos jovens voluntários e os municípios, buscando soluções sustentáveis de desenvolvimento e bem estar para comunidades carentes.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS