BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ARTIGO: “Do Fundo do Baú’: A cidade de Porto Velho no início da década de 50

Nessa época, PVH era capital do Território Federal do Guaporé

Anísio Gorayeb

03 de Abril de 2020 às 09:30

Foto: Divulgação

Em primeiro plano, vemos os dois galpões da antiga Garagem do Território (1), que depois passou a ser o supermercado da Cobal. Foram demolidos para se construir a Praça das Caixas D'água.

 

Ao lado vemos a minha primeira escola, o antigo Jardim Central (2), hoje o Juizado da Infância e da Juventude.

 

Mais adiante, vemos ainda em obras, o Palácio Presidente Vargas (3) e o antigo Porto Velho Hotel (4) e atual reitoria da Unir. O Palácio foi inaugurado em 1954 e o Hotel, um ano antes, em 1953.

 

Marcado com o número 5, o antigo Mercado Municipal, que foi definitivamente inaugurado em 1950 e destruido por um incêndio em 1966.

 

E finalmente, as nossas Três Caixas D'água (6), ainda em pleno funcionamento, quando tinham as cúpulas pintadas de branco. A primeira delas foi instalada em 1910 e as outras duas em 1912. Cada uma delas armazena 200 mil litros d'água e funcionaram até 1957.

 

Autor do texto: Anísio Gorayeb

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

Ministro da Educação anuncia, por meio de rede social, adiamento do prazo para se habilitar à prova. Pagamentos podem ser feitos até um dia depois da data final para garantir a participação. Até o meio-dia de ontem, mais de 5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro

23 de Maio de 2020 às 10:36