Desfile especial da escola de samba Asfaltão neste sábado na tenda do Tigrão

O tema do samba enredo deste ano é “Triângulo, o Braço do Violão no Carnaval Asfaltão”

Texto: Assessoria da Asfaltão

27 de Fevereiro de 2020 às 13:41

Atualizada em : de de às

Foto: Divulgação

“...Sou Tigre, sou Forte, Valente, Guerreiro, não me leve a mal, trilhando nesse carnaval...”

 

Com o tema “TRIANGULO, O BRAÇO DO VIOLÃO NO CARNAVAL DO ASFALTÃO”, de autoria de Altair dos Santos e Oscar Knigthz e o samba de autoria das Pastoras do Asfaltão, uma homenagem e defesa do Bairro Triangulo, um dos mais antigos bairros da cidade, a Escola de Samba Asfaltão desfilará neste sábado dia 29 de fevereiro. 

 

Conforme programação do carnaval divulgada, o desfile oficial do Município de Porto Velho, cancelado por falta de apoio e incentivo da Prefeitura da capital do Estado de Rondônia, aconteceria neste dia.

 

Vontade, disposição e garra é o que não falta para a escola que tem como símbolo um Tigre, que trabalha e defende a história e a bandeira do Samba durante os 365 dias do ano.

 

O desfile acontecerá sábado, dia 29/02/2020. A concentração será a partir das 15hs, na Tenda do Tigre, localizada na Rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.

 

Vista sua fantasia, camisa da escola ou vá nas cores da Escola (amarelo, preto e branco), para somar a esta grande corrente de Resistência e defesa da bandeira das Escolas de Samba, sobre tudo, em defesa da cultura popular.

 

CONHEÇA COMO FUNCIONA A  ESCOLA

 

Resumidamente, além das agendas culturais e eventos, o passo a passo de uma Escola de Samba, cada uma com sua especificidade, compreende a organização, sendo necessário o Planejamento anual, no nosso caso, ocorrido em março de 2019.

 

A partir daí, o detalhamento do que foi planejado, até chegar ao período do carnaval de 2020, compreendeu: 1. Pesquisa e apresentação da proposta do Tema de Enredo para 2020; 2. Apresentação para a banca,(Diretoria), das Propostas de Tema de Enredo e escolha de uma delas; 3. Entrega da Sinopse do Tema de Enredo vencedor à Ala de Compositores; 4. Disputa para escolha do Samba de Enredo do carnaval 2020, dentre outras ações.

 

Depois de tudo isso partimos para construção da harmonização e criação dos desenhos musicais do samba vencedor, ação que envolve profissionais da música, que culmina com a gravação do samba em estúdio.

 

Com a conclusão de todo este passo a passo, começa então, o Planejamento para o desfile no carnaval.

 

Para brilhar na avenida, é necessário o Planejamento orçamentário.

 

FOMENTO Á ECONOMIA

 

Chamamos atenção ao movimento econômico que ocorre a partir deste "universo de fantasia" em nossa cidade, tanto para a compra de todo material, quanto na contratação de profissionais necessários para que este grande teatro a céu aberto aconteça.

 

Os profissionais que deveriam ter sido contratados compreendem: Escultores, Artesões, Carnavalesco, Eletricista, Iluminador, Marceneiro, artista plástico, serralheiro, Costureiras, Coreógrafo, Músicos, Tecnico de Som, Conzinheira.

 

Além da contratação de profissionais diretamente envolvidos, a economia informal seguiria fomentada com a locação de barracão, locação de equipamentos de som e banheiros utilizados nos ensaios. Além de tudo isso, o movimento das Escolas em suas comunidades estimula a economia também das famílias do entorno. No período dos ensaios elas têm a oportunidade de venderem seus quitutes.

 

Tudo isso sem considerar que o investimento do Município em cultura, após circular no mercado, retorna aos cofres públicos multiplicados, em forma de impostos.

 

AGENDAS SOCIOCULTURAL

 

Dentro de sua agenda sociocultural, a Escola esteve à frente de quatro grandes e relevantes projetos. O Projeto Samba Autoral, que estimula a criações de canções de altíssima qualidade; Projeto Leitura no Porto, que estimula crianças, jovens e Adultos ao hábito da leitura. O Projeto Oficina de Percussão e o Projeto Oficina de Passistas.

 

Este é um pouquinho do que é vivenciado para construção e fortalecimento deste segmento cultural, que resiste, tentando contribuir com a história do samba, especialmente do carnaval de Escola de Samba. Assim, seguimos tentando contribuir com esta história.

 

Como bem disse Martinho da Vila, os profissionais e demais pessoas que somado aos brincantes, à diretoria, aos voluntários e voluntárias, são "...Gente empenhada em construir a ilusão. E que tem sonhos..."

E Muitos sonhos...

 

Cada membro da nossa Agremiação, como pode, faz um pouco que se soma e resulta no muito que fazemos com tão pouco.

 

“Nossa Escola é sobre tudo comunidade; É Garra; É Alegria, É União; É Pura Raça, por isso seguimos cumprindo nossa Missão. Aguardamos você amigo e amiga que defende a cultura popular  em nosso desfile” Assim é a Família Asfaltão!!!

Finaliza Danilo Cardoso, Presidente da Agremiação.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS