BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Representantes das prefeituras de vários municípios de Rondônia participam da Oficina de implantação de sistemas de museus

Representantes das prefeituras de vários municípios de Rondônia participam da Oficina de implantação de sistemas de museus

Da Redação

09 de Dezembro de 2008 às 16:51

Foto: Divulgação

O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL em parceria com o Ministério da Cultura através do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto de Patrimônio Histórico me Artístico Nacional – Iphan, iniciou na manhã desta terça-feira (9), na Biblioteca Francisco Meireles em Porto Velho, a “Oficina de Implantação de Sistemas de Museus”.

 

A responsável pela realização do evento no estado de Rondônia, professora Nazaré Silva, atuou como mestre cerimônia durante a solenidade de abertura, convidando a participar da mesa, o Professor Assistente Chefe do Departamento de Museologia e Coordenador do Museu de Ciências e Técnicas da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto Sr. Gilson Antônio Nunes; representando o secretário da Secel, o Gerente de Cultura Luiz Gouveia; representante da prefeitura de Presidente Médice Maria Coimbra; representante da Fundação Cultural de Ji-Paraná José Antônio e representante da prefeitura de Pimenta Bueno Claudécio Santos.

Na platéia, gestores e trabalhadores na área museológica do estado de Rondônia. “Com a parceria firmada entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado de Rondônia, neste ano de 2008, conseguimos a realização de quatro oficinas: a 1ª com o tema, Museu, Memória e Cidadania, realizada em março em Porto Velho; 2ª Plano Museológico: Implantação, Gestão e organização de Museus, realizada na cidade de Ariquemes, no mês de julho; 3ª Elaboração de Projetos e Fomento para a área museológica, no mês de setembro, em Presidente Médice e a 4ª que estamos iniciando nesta Terça feira (9), sobre Implantação de sistema de Museus.

 

Durante a oficina que termina na tarde de hoje (10), serão abordados os seguintes assuntos: Histórico da Criação do Sistema Nacional de Museus (1986); Política Nacional de Museus: histórico, elaboração, legislação; Criação do Sistema Brasileiro de Museus: Criação, Formação do Comitê Gestor, legislação, funções e atuações; Histórico da Criação de Sistema Estadual de Museus: exemplo SEM- Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul: antecedentes, legislação, decreto de criação, formação, ações e atuações. Orientações jurídicas e encaminhamentos. Exemplos de organização do setor Museológico em Portugal e Espanha.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS