Aeronáutica lança edital de concurso com vagas para cadetes do ar

Oportunidades do concurso da Aeronáutica são destinadas a candidatos, de ambos os sexos, que concluíram o ensino fundamental

JC CONCURSOS

17 de Março de 2020 às 14:24

Foto: Divulgação

Saiu o edital do concurso da Aeronáutica para o exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar do ano de 2021. Ao todo, são oferecidas 180 vagas, sendo 160 para candidatos do sexo masculino e 20 para o sexo feminino.

 

Interessados em concorrer a uma das chances devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental e não possuir menos de 14 anos e nem completar 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

 

As inscrições serão recebidas no período de 3 a 21 de abril de 2020, exclusivamente pela internet, através dos sites do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br).

 

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 60, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

 

Provas do concurso da Aeronáutica

 

O concurso da Aeronáutica contará com as seguintes etapas: provas escritas; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.

 

As provas escritas serão compostas por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e língua inglesa, além de uma redação.

 

O exame será aplicado no dia 5 de julho de 2020 nas cidades de Belém/PA, Barbacena/MG, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG , São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

 

Concurso da Aeronáutica: curso

 

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

 

O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar. As disciplinas ministradas no Campo Geral são as previstas nos cursos do Ensino Médio Regular no país, conforme orientações emanadas do Ministério da Educação para o referido nível de ensino.

 

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

 

O aluno que concluir com aproveitamento o CPCAR, segundo o respectivo Plano de Avaliação, fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR. Os alunos concludentes considerados “aptos” na inspeção de saúde e no teste de avaliação do condicionamento físico poderão concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), segundo os critérios estabelecidos em instruções da Aeronáutica que estejam vigorando à época de conclusão do CPCAR.

 

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Aeronáutica.

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento