BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Conheça a Light Rider, 1ª motocicleta impressa em 3D

Com apenas 35 quilos e uma estrutura oca que lembra um exoesqueleto, a moto é elétrica e chega a 80 quilômetros por hora

Da Redação

08 de Julho de 2016 às 08:45

Foto: Divulgação

No início deste ano, foi lançada a primeira motocicleta do mundo a ser produzida em uma impressora 3D. O veículo foi criado pela APWorks, uma subsidiária do grupo Airbus. De acordo com reportagem do site Billionaire, a empresa criou apenas 50 modelos e, desses, metade já foi vendida.

"Ela ronrona como um gatinho", diz Tom Enders, CEO da Airbus, logo após fazer o test drive. "A sensação de pilotar é uma explosão absoluta. A aceleração coloca um sorriso em seu rosto."

Pesando apenas 35 quilos, a Light Rider é quase um terço mais leve do que outras motos. Com um motor elétrico, o veículo alcança até 80 quilômetros por hora. Em nota, a empresa explica que a moto foi criada com um algoritmo que permitisse que ela tivesse o menor peso possível para enfrentar as adversidades do dia a dia das ruas. O resultado é uma moto que se parece mais com um exoesqueleto do que com uma máquina.

VEJA TAMBÉM: Indian Chieftain mescla tradição e tecnologia

"A estrutura oca complexa e ramificada não poderia ter sido produzida utilizando tecnologias de produção convencionais, tais como moagem ou de solda", diz Joachim Zettler, CEO da Airbus APWorks GmbH.

O quadro da Light Rider foi produzido usando um sistema de impressão laser 3D que derrete milhões de partículas de liga de alumínio juntas e consiste em milhares de finas camadas.

A APWorks utilizou um material de criação própria, o Scalmalloy, para a construção da estrutura da motocicleta: uma liga de alumínio resistente à corrosão, praticamente tão forte quanto o titânio.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS