BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

OPORTUNIDADE: Sisu tem inscrições abertas com prazo estendido até domingo

MEC decidiu acrescer dois dias no período após problema na correção de provas do Enem

CORREIO DO POVO

21 de Janeiro de 2020 às 08:35

Foto: Divulgação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam-se nesta terça-feira e terão o período estendido, até domingo (26/1), devido ao problema na correção das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC), Alexandre Lopes, as notas corrigidas já estão disponíveis no aplicativo do Enem e na Página do participante. “Corrigimos as provas com todos os gabaritos possíveis, e calculamos todas as proficiências possíveis”, afirmou. E o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reforçou que o Sisu está aberto no prazo previsto e “para quem tiver problema, estamos estendendo em mais dois dias”. 

 

O sistema federal seleciona alunos para cursos em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Neste semestre, o Sisu ofertará 237 mil vagas, divididas em 128 IES brasileiras. Para concorrer, é necessário ter feito a última edição do Enem, em 2019, e obtido nota acima de zero na Redação. As inscrições ao Sisu já podem ser feitas no novo portal (sisu.mec.gov.br), onde os candidatos precisam informar o número de inscrição do Enem 2019, o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante. 

 

Poderão ser selecionadas até duas opções de curso, mas as IES terão liberdade para definir o uso da nota do Enem, atribuindo pesos diferentes ou notas mínimas em determinada área do conhecimento, para a classificação dos participantes. 

 

O MEC atualizará a nota de corte, diariamente, durante as inscrições, quando será possível trocar as opções de curso ou a ordem das escolhas. Mesmo que não garanta a vaga, por meio da nota de corte é possível monitorar o andamento das inscrições e as chances de seleção. Além de participar do Sisu, a nota do Enem serve para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS