BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Concurso vai contratar 3,3 mil professores para instituições federais de ensino

Concurso vai contratar 3,3 mil professores para instituições federais de ensino

Da Redação

12 de Janeiro de 2007 às 14:10

Foto: Divulgação

*O ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concurso público para 3,3 mil professores efetivos das instituições federais de ensino (Ifes). São 800 vagas para professores de ensino fundamental e médio e 2,5 mil de ensino superior.

*A portaria, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (10), altera a redação do artigo 1º da Portaria nº 293, de 10 de novembro de 2004, que determinava um número menor de vagas. Os candidatos aprovados serão nomeados a partir de julho.

*Caberá ao ministério da Educação a divulgação da quantidade de vagas a serem preenchidas em cada instituição federal. A realização do concurso está condicionada à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura das inscrições e à redução das despesas com professores substitutos, no caso dos concursos para professores do ensino superior. As Ifes serão responsáveis pela realização dos concursos.

*A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) já vem desenvolvendo, com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), um dimensionamento do quadro de pessoal das universidades, por meio de simulações, para definir a distribuição de vagas entre as instituições.

*No dia 5 de outubro do ano passado, o ministro Tarso Genro anunciou a abertura de seis mil vagas para professores nas universidades federais. Dessas, 3,3 mil estão sendo autorizadas agora. Ainda este ano devem ser abertas outras mil. Mais 2,5 mil serão preenchidas até o fim de 2006.

*O ministro comprometeu-se também a avaliar a política de reposição automática das vagas abertas por aposentadoria, suspensa há sete anos. Além disso, a Secretaria Executiva do MEC está fazendo um levantamento do número de vagas e do custo para a contratação, também por meio de concurso público, de servidores técnico-administrativos para as universidades federais.

*Com informações do Ministério da Educação.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS