close

TURISMO: Projetos de desenvolvimento turístico em Rondônia foram apresentados em Brasília

Foram apresentados projetos em andamento sobre os pontos e destinos turísticos do Estado de Rondônia

SECOM

4 de Julho de 2019 às 14:26

TURISMO: Projetos de desenvolvimento turístico em Rondônia foram apresentados em Brasília

Sedi divulgará em tempo real cotação da mandioca e outros sete principais produtos FOTO: (Secom)

O Estado de Rondônia é rico em paisagens cinematográficas, possibilidades de passeios, monumentos históricos e produtos naturais inigualáveis, como os rios, reservas florestais, cachoeiras e pôr do Sol. Anfitrião de turistas de todo o mundo, o Estado recebe maior atenção, com investimentos em estruturas e fomento do turismo no âmbito nacional e internacional.

 

Em viagem à Brasília no último mês, uma comitiva saiu de Porto Velho e reuniu-se com alguns deputados federais, o senador Confúcio Moura, o Ministro do Turismo (Mtur), Marcelo Álvaro Antônio, e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Gilson Machado.

 

À Embratur, foram apresentados projetos em andamento sobre os pontos e destinos turísticos do Estado de Rondônia, destacando o Forte Príncipe da Beira, procurado por muitos turistas de outros países, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, locais de aventuras e lazer, como as rotas de cachoeiras em Alto Alegre dos Parecis, e a pesca esportiva, que também foi uma das pautas levadas ao Mtur.

 

Com os deputados federais, foram protocolados R$ 48 milhões em projetos para a construção de portais na entrada dos municípios, construção de centros de atendimento ao turista (CATs), desenvolvimento da visitação dos turistas nas unidades de conservação – como acontece em outros estados – destacando as unidades de Guajará-Mirim e Corumbiara, e produção e fixação de placas de sinalização turística. Com o Ministro do Turismo, a comitiva também apresentou o projeto Sport Fishing e a denominação de Porto velho como a capital nacional da pesca esportiva.

 

 

Comitiva em reunião com o ministro do Turismo, em Brasília.

 

 

O Estado está preparando os destinos turísticos, enquanto há visibilidade com o Ministério do Turismo, estamos aproximando as prefeituras, câmaras municipais, associações de comércio e empresas, porque o turismo é realizado pela iniciativa privada, eles estão na ponta, explicou o superintendente de Turismo (Setur), Gilvan José Pereira Júnior.

 

Segundo Gilvan, os empresários contam com projetos de estruturação e capacitação das suas equipes para receber turistas de todo o mundo, as prefeituras regularizam documentações para inclusão na rota do Ministério do Turismo, para que as empresas e associações estejam envolvidas com o trade turístico. E, para aumento das ofertas turísticas, o Governo do Estado, por meio do Programa Viaja Mais Servidor, em fase de chamamento público e assinatura dos termos de cooperação técnica, desenvolve a viabilização de descontos por empresas, para 52 mil servidores e familiares de primeiro grau, influenciando o conhecimento dos roteiros turísticos em Rondônia.

 

O Governo do Estado está realizando um inventário, com verificação dos locais de potencialidade turística, para que no próximo passo de estruturação, sejam fixadas placas de sinalização. Paralelamente, está sendo desenvolvido um portal online para publicidade e busca de pontos turísticos de Rondônia, que deve ser entregue até setembro.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS