close

REFORMA: Palitot articula convênio para recuperação de equipamentos da EFMM

Litorina e Calamazu serão totalmente reformadas pelo Grupo Rovema à custo zero para o município

ASSESSORIA

6 de Fevereiro de 2020 às 14:41

REFORMA: Palitot articula convênio para recuperação de equipamentos da EFMM

FOTO: (ASSESSORIA)

Em uma articulação do Vereador Professor Aleks Palitot, foi realizada na manhã desta terça-feira (04) no pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), a celebração de um convênio Público/Privado entre o Grupo Rovema e a Prefeitura de Porto Velho, representada pela Funcultural e Semdestur, para recuperação da Litorina e da Calamazu, artefatos históricos que em breve estarão a disposição da população.

 

A vistoria reuniu ainda o representante do vereador, Marklin Cantanhede e ferroviários que instruíram o grupo de trabalho sobre a melhor forma de retirar os equipamentos do galpão e transportá-los para a oficina da empresa. De acordo com os responsáveis estes artefatos em alguns meses serão devolvidos totalmente reformados, sem nenhum ônus para Porto Velho.

 

 

 

 

Hoje demos um grande passo em relação a EFMM. Conseguimos junto ao grupo empresarial Rovema, a completa reforma da Litorina e da Calamazu. Algo que foi muito bem ajustado, ainda no ano passado, para que não houvesse nenhum contratempo operado por forças contrárias”, afirmou Palitot.

 

 

Tribuna

 

Quero aqui deixar o meu muito obrigado à Funcultural em nome do Secretário Ocampo, o meu muito obrigado ao Secretário Eusébio da Semdestur e ao Grupo Rovema, além dos ferroviários que sempre acompanham com valiosas colaborações”, proferiu o vereador durante fala na tribuna, em sessão, na tarde desta terça.

 

 

 

 

Segundo o supervisor de Marketing do Grupo Rovema, Marco Antônio, “hoje viemos analisar de que forma faremos a retirada da Litorina do galpão até a oficina, mas atendendo um apelo do Professor Aleks Palitot firmamos uma parceria público/privada com a Prefeitura para essa recuperação. O grupo possui 30 anos de Rondônia e sentimos a necessidade de também participarmos de um momento histórico tão marcante”, explica Marco Antônio.

 

Quero parabenizar o vereador Professor Aleks Palitot, que intermediou esse diálogo entre o Grupo Rovema e a Prefeitura e hoje estamos aqui com a Funcultural buscando resgatar e melhorar a imagem de nossa história. O passeio de litorina é um grande atrativo turístico e por isso o interesse da pasta que essa recuperação ocorra”, declarou o Secretário Eusébio Lopes, da Semdestur.

 

 

Parceria

 

Altair Santos, diretor da Funcultural, conta que o grupo Rovema, de forma sensível se aproximou da Prefeitura de Porto Velho com o intuito de colaborar com a gestão através da reforma e revitalização destes equipamentos históricos que possuem um grande valor simbólico para a história. “São itens queridos e procurados pela população de Porto Velho, principalmente para os passeios aos fins de semana”, afirmou Tátá.

 

 

 

 

 

De acordo com o diretor, as peças serão recuperadas por completo e em breve a cidade terá mais dois dispositivos para a população. O Convênio foi ofertado pelo Grupo que demostrou interesse em firmar essa parceria. “Temos a obra de revitalização de todo o Complexo da Estrada de Ferro em andamento, realizada pela Santo Antônio Energia, sob a coordenação da Prefeitura e para que pudesse haver essa parceria precisava de um item que estivesse fora desse contrato e esses bens são justamente a Litorina e a Calamazu”, detalha.

 

Eu sempre acredito muito nessa possibilidade dessas parcerias que são benéficas para a nossa história e agora que as peças receberão essa reforma tão necessária, concordo com esse encontro entre empresa privada e poder público. Acho que é fundamental para estes casos e para que se resolva. A litorina era o meio de transporte das autoridades da época da EFMM e fico muito feliz em vê-la novamente funcionando”, afirma Antônio Moisés um dos condutores da Litorina.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS