close

ESPAÇO ABERTO: Nova ponte ligando Acre a Rondônia só deve sair em 2020

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

22 de Agosto de 2019 às 09:02

ESPAÇO ABERTO: Nova ponte ligando Acre a Rondônia só deve sair em 2020

FOTO: (RONDONIAOVIVO)

OTIMIZAÇÃO


Nesta quinta-feira (22), às 9h, o secretário Evandro Padovani, recebe a imprensa na Secretaria da Agricultura, para falar sobre a 1ª edição da Caravana do Leite, que acontece no próximo dia 30, no município de Nova Mamoré. A caravana pretende envolver vários órgãos do governo com o objetivo de orientar produtores para aumentar e melhorar a produção de leite.

 

 

ALONGAMENTO


Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, senador Marcos Rogério, informa que já foram feitos os ajustes necessários para que a obra da Ponte que vai ligar Rondônia ao Acre prossiga em ritmo acelerado.
 

 

 

 

DIFÍCIL RESOLVER EM POUCO TEMPO


A iniciativa do governo e do Judiciário em reduzir o número de ações contra o INSS é fundamental. Segundo o presidente do órgão, Renato Vieira, são 7.000 novos processos abertos contra o INSS todos os dias.

 


PRIVILÉGIO DE POUCOS


O governador de SP, João Doria, um dos beneficiários dos financiamentos de pai para filho do  BNDES reclamou do banco. João Doria denunciou o BNDS por violar a lei de sigilo bancário. O governador e outro beneficiário da “gentileza” , o apresentador Luciano Huck, vão explicar os segredos do sucesso em evento programado pela revista Exame para o mês que vem. 

 


BEM SUAVE


Na época dos tais financiamentos, o cidadão comum tinha que pagar 12% ao ano de juros para comprar, por exemplo, a tão sonhada casa própria. Já os medalhões abastados conseguiram do BNDS juros que chegaram a menos de 03% ao ano para adquirir seus jatinhos. O  figurão Dória se revoltou com a divulgação da imoralidade que ele deveria combater em vez de se beneficiar. 

 


CALOTE


A caixa preta com a lista de empréstimos do BNDES para a compra de 134 jatinhos da Embraer engloba banqueiros, empresários, advogados e artistas. Entre 2009 e 2014, o banco liberou R$ 1,9 bilhão para 134 operações de crédito a juros subsidiados, que variaram de 2,5% a 8,7% ao ano. A área técnica do BNDES calcula em R$ 700 milhões o prejuízo com o programa.

 


QUEM FOI AGRACIADO 


A lista inclui nomes como Rubens Menin (ele lançará a CNN Brasil), da MRV Engenharia, e Flávio Rocha, da Riachuelo, o empresário Mario Celso Lopes, ex-sócio dos irmãos Joesley e Wesley Batista, o empresário Artur Figueiredo, diretor de fundos da corretora Planner, também investigada na Greenfield, advogado Pedro H. Xavier, que defendeu o ex-diretor da Galvão Engenharia Erton Medeiros, e o doleiro Carlos Habib Chater, parceiro de Alberto Youssef e dono do Posto da Torre, marco zero da Lava Jato, mais Wilson Quintella, da Estre Ambiental, outro preso na Lava Jato, e Valdir Piran, da Piran Participações, detido na Operação Ararath, que revelou esquema de mensalinho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 


Na longa lista de empréstimos para a compra de aeronaves consta também a Confederal Vigilância, do ex-senador Eunício Oliveira.

 


RANKING DA COMPETITIVIDADE


Nesta quinta-feira (22), às 11h, no auditório Jerônimo Santana, o Governo de Rondônia se reúne com os membros do Centro de Liderança Pública - CLP para tratar sobre o ranking de competitividade dos estados.

 

 

BRIGAR PELA 319


O deputado federal Léo Moraes esteve visitando obras do 5ºBEC ( Batalhão de Engenharia e Construção ), no bairro  Mariana, acompanhado do comandante do batalhão, coronel Emerson Moraes. Léo fez questão de conhecer de perto o trabalho dos militares na pavimentação asfáltica. Ficou impressionado com todas as normas que são observadas durante o preparo do solo até a efetiva colocação de asfalto. Disse que vai “brigar” em Brasília para que Bolsonaro cumpra a promessa de usar o Exército na construção do novo asfalto da BR 319, que liga Humaitá à Manaus.

 

 

 

 

 

 

 

HONRARIA


Diário Oficial da Assembleia Legislativa publicou nesta quarta-feira (21) decreto concedendo título de cidadão do Estado de Rondônia ao presidente Jair Bolsonaro. A distinção é por relevantes serviços prestados ao Estado.

 

 

 CPMF COM OUTRO NOME


O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a criação de um imposto sobre pagamentos semelhante à extinta CPMF como forma de aliviar tributos sobre a folha de pagamento. Para ele, uma tributação parecida com a CPMF seria um jeito eficiente e rápido de arrecadar imposto, desde que a alíquota seja baixa. Na campanha do ano passado Bolsonaro garantiu que isso era totalmente descartado. Vamos ver agora quem realmente manda.

 


ARQUIVADO


Apesar do alarde, os deputados no país vizinho arquivaram os pedidos de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez e o vice. 

 

Ambos foram questionados por causa do acordo sobre a energia excedente da usina hidrelétrica de Itaipu, cancelado no início do mês. 

 

Ao todo, 43 deputados votaram favoráveis ao arquivamento dos pedidos. 

 

A usina Itaipu Binacional foi construída durante o regime militar, na fronteira do Brasil com o Paraguai, e a metade da energia que produz é dividida entre os países. O Paraguai não consome a integralidade do que lhe compete, e o excedente costuma ser negociado com o Brasil.  Somente daqui a quatro anos, se não houver alterações e os entendimentos diplomáticos forem mantidos, os dois países devem atualizar o teor do acordo vigente.

 


VAQUEJADAS APROVADAS


O plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que regulamenta as práticas da vaquejada, rodeio e laço no Brasil (PL 8240/17), após rejeição de três destaques do PT ao texto. 

 

O projeto reconhece a vaquejada como bem de natureza imaterial brasileiro. De acordo com o texto, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivas e culturais do patrimônio cultural brasileiro.

 

O plenário também aprovou, por 331 votos a 55, requerimento de urgência no projeto de Lei 3715/19 do Senado, que autoriza a posse de arma no limite de toda a propriedade rural. Atualmente, a posse é limitada à casa e não à propriedade. 

 

 

NÃO QUER O PROCESSO

 

O deputado federal Celso Sabino, relator do processo disciplinar no PSDB que pede a expulsão de Aécio Neves, fez um parecer pedindo rejeição do procedimento aberto pelo diretório municipal de São Paulo.


O deputado teria avaliado que a denúncia é genérica e não aponta nenhum fato específico para a condenação de Aécio. Vamos anotar bem o nome desse deputado, muitas surpresas ainda podem aparecer.  

 

 

 

 


PRESSÃO


Caminhoneiros articulam ato para pressionar o Supremo. Em vídeo, um dos líderes da classe, Wallace Landim, o Chorão, prega paralisação no dia 4, quando haverá julgamento da tabela mínima de frete.


Se o resultado do julgamento não for positivo, o caminhoneiro sugere que os colegas cruzem os braços. O movimento, porém, não é unânime.

 

 

FESTEJOS


No período de 22 a 24 de agosto de 2019, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Príncipe da Beira, realizará uma série de eventos em comemoração ao Dia do Soldado, os quais permitirão maior congraçamento e estreitamento de laços entre militares e civis. Acompanhe as  atividades da Semana do Soldado:


Formatura Geral da Guarnição (Dia do Soldado)- 22 AGO 19- 19h30 Quartel General da 17ª Bda Inf Sl - Rua Duque de Caxias, 935.
 Exposição Material - 23 e 24 AGO 19- A partir das 16h00- Porto Velho Shopping
Apresentação da Banda de Música - 23 e 25 AGO 19 - Às 18h00 


Este ano, em Porto Velho, o Dia do Soldado será comemorado na quinta-feira, 22 de agosto, com uma cerimônia cívico-militar, às 19h30, em frente ao Quartel General (QG), na Av. Duque de Caxias, 935, Caiari. 


Na oportunidade, serão condecoradas autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Exército. Os eventos são abertos ao público. Convidamos todos a participarem!

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS