close

36 ANOS: Celebrar a 1ª constituição de RO é homenagear os pioneiros, diz Cirone Deiró

O parlamentar destacou ainda que a Lei Complementar de 41/1981 também determinou a eleição da primeira legislatura para os deputados estaduais, vereadores, prefeitos, deputados federais e senadores

ASSESSORIA

6 de Agosto de 2019 às 14:44

36 ANOS: Celebrar a 1ª constituição de RO é homenagear os pioneiros, diz Cirone Deiró

FOTO: (Divulgação)

Depois da assinatura e publicação da Lei Complementar de número 41 de 22 de dezembro de 1981, pelo então, presidente João Figueiredo, que elevou o território a condição de Estado de Rondônia, a elaboração da primeira Constituição do Estado foi o fato histórico mais importante para nós rondonienses”, recordou o deputado Cirone Deiró, antes da sessão solene que celebrou 36 anos da Constituição rondoniense.  

 

O parlamentar destacou ainda que a Lei Complementar de 41/1981 também determinou a eleição da primeira legislatura para os deputados estaduais, vereadores, prefeitos, deputados federais e senadores. “Em 15 de novembro de 1982, tivemos a histórica eleição da primeira legislatura, os parlamentares eleitos naquele ano, deixaram um importante legado para aos rondonienses, a primeira Constituição do recém-criado Estado de Rondônia”, lembrou. 

 

Para o deputado Cirone, o trabalho destes pioneiros nos deu os fundamentos legais para as conquistas que temos hoje. Segundo ele, o texto constitucional norteou a atuação, competência, direito e deveres dos poderes que nasciam com o novo estado. “Os frutos deste trabalho resultaram em um estado com representação política forte, autonomia dos poderes e harmonia política administrativa”, celebrou o parlamentar. 

 

Cirone fez um registro especial à memória dos cacoalenses Zuca Marcolino e Ronaldo Aragão, assim, como outros deputados que integraram a Assembleia Constituinte. Ele destacou ainda a atuação do então, ex-presidente da Assembleia, José Bianco. “Homens valorosos que deixaram aqui um legado que sobreviverá a todas as gerações. Zuca Morcolino e Ronaldo Aragão representaram com brilhantismo a Capital do Café no parlamento estadual”, afirmou. 

 

Cirone disse sentir se honrado, depois de 36 anos, em dar continuidade ao trabalho iniciado por estes pioneiros. “Ao render as minhas homenagens aos deputados constituintes que estão aqui presentes, e especialmente a memória daqueles que já não estão entre nós, quero homenagear a todos os nossos pioneiros que ajudaram a construir esse estado acolhedor e promissor”, finalizou.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS