close

ESPAÇO ABERTO: Doença desconhecida mata médica na fronteira com a Bolívia

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

3 de Julho de 2019 às 08:16

ESPAÇO ABERTO: Doença desconhecida mata médica na fronteira com a Bolívia

FOTO: (Rondoniaovivo)

COCAÍNA NO AVIÃO

 

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL), de Rondônia, comentou na Câmara o episódio envolvendo os 39 quilos de cocaína no avião presidencial. O militar envolvido no tráfico internacional foi descoberto em Sevilha, na Espanha.

 

O deputado diz que foi  um fato isolado e que o irresponsável  merece as mãos da Justiça para pagar pelo que fez. No entanto, Chrisóstomo aproveitou  para criticar as universidades e a esquerda a respeito do assunto voltado aos entorpecentes. Disse ele: “As universidades estão cheias lá [de drogas]. E cheias de vermelho [refere-se aos partidos de esquerda]. E tudo usando droga. E eles [os esquerdistas, no caso] aceitam. Nós não”, concluiu.

 

 

 

 

DESPREPARO

 

Parece que não vai ser muito fácil para a Prefeitura Municipal de Jaru preencher o quadro de conselheiros tutelares do município. O resultado das provas realizadas no último dia 26 de junho revelou capacidade intelectual desastrosa. 48 candidatos compareceram aos exames e 05 faltaram. Todos os presentes reprovaram. Eventuais recursos da prova objetiva podem ser protocolados na Prefeitura Municipal de Jaru até às 17h30min do dia 03 de julho.

 

 


ROTINA


A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) quer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) seja realizado periodicamente de forma justa e célere. A manifestação aconteceu nesta quarta-feira (26) durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, da Câmara dos Deputados.

 

Jaqueline diz que  para que não haja prejuízo no atendimento de saúde da população, é fundamental que os médicos brasileiros formados no exterior tenham oportunidade de realizar o exame pelo menos uma vez por ano. A deputada entende que isso poderia aumentar a presença de médicos em regiões remotas, como em Rondônia e na Amazônia, como um todo.

 

 

 

 


ALERTA NA FRONTEIRA


Autoridades bolivianas estão em alerta máximo após uma doença desconhecida ter causado a morte de uma médica e ter deixado  outras duas pessoas em estado grave. Entidades internacionais foram acionadas. 


Os diagnósticos iniciais indicam que é “uma doença viral”, mas as análises na médica que morreu e em dois profissionais da saúde que estão em terapia intensiva descartaram  gripe e outras doenças virais, como a dengue.

 


OUTROS DOENTES


O órgão responsável pela saúde no país informou que subiu para cinco o número de infectados. Existem outros  três casos suspeitos, além dos dois primeiros. Os doentes estão todos no mesmo hospital em La Paz. 

 


DIAGNÓSTICO


Para saber a origem da doença, chegaram ao país um infectologista e outros dois especialistas de Atlanta, Estados Unidos, que vão ajudar na pesquisa. A Ministra da Saúde da Bolívia, Gabriela Montanõ, disse que não há motivos para declarar uma emergência epidemiológica. 

 


REINAUGURADO


O subsecretário de Meio Ambiente de Porto Velho, Robson Damasceno, confirmou para este sábado (3) a reinauguração do parque natural Senador Olavo Pires, também chamado parque ecológico que recebeu ampla reforma depois de muito tempo fechado. Segundo o secretário, o local funcionará de terça-feira a domingo e aos feriados, das 9h às 17h, com várias atividades gratuitas. A única despesa será com alimentação.

 


HEPATITE VIRAL


Nesta quarta-feira (3), às 8h30, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o Governo  realiza o lançamento da Campanha Estadual das Hepatites Virais de Rondônia, que acontece no período de 03 a 05 de julho de 2019 e abordará temas como a vigilância epidemiológica, o diagnóstico das hepatites virais e o manejo clínico. O evento, que contará com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, tem como objetivo qualificar os agentes envolvidos na área da saúde em vigilância, tratamento e manejo clínico dos portadores de hepatites virais.

 

 

LACRE DAS URNAS


Nesta quarta-feira (3), às 9h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), acontece a cerimônia de Geração de Mídias, Carga e Lacração de Urnas. Nesse processo de preparação, serão geradas as mídias com dados para as 58 urnas eletrônicas de Rondônia que estarão disponíveis para as Eleições Suplementares de Candeias do Jamari de 2019, em conjunto com a lacração das urnas de votação, lacração das urnas de lona e de 12 urnas reservas. Essas urnas serão distribuídas para suas devidas seções no sábado (6).

 

 

 

 


TRABALHAR PARA PAGAR A CONTA


O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta terça-feira (02) que é  "bem-vindo" o projeto de lei que obriga o preso a ressarcir os gastos do Estado com sua manutenção na cadeia, que está pra ser votado no Senado. Proposto pelo então senador Waldemir Moka, em 2015, o projeto de lei foi aprovado com ações na Comissão de Direitos Humanos e Legislação.

 

 

FESTA JULINA

 

No próximo sábado, 06 de julho, a Associação de Sub-tenentes e sargentos do 5º BEC promove sua tradicional festa Julina. A festa vai ter quadrilhas, bingo, comida típica, artesanato e forró ao vivo. O evento começa ás 18h. A Associação está localizada ao lado do quartel do 5º BEC.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS