close

ESPAÇO ABERTO - Câmara decide: autistas terão preferência na tramitação de processos

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

30 de Abril de 2019 às 08:34

ESPAÇO ABERTO - Câmara decide: autistas terão preferência na tramitação de processos

FOTO: (Rondoniaovivo)

PPA


Nesta terça-feira (30), às 14h, na Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, o Governo de Rondônia realiza a audiência pública de elaboração do Plano Plurianual - PPA em Porto Velho. O público participante poderá apresentar propostas nas áreas de saúde, segurança, educação, inclusão social, esporte, cultura, gestão ambiental, turismo, ciência e tecnologia, indústria e comércio, setor produtivo, infraestrutura e logística e desenvolvimento urbano. 

 

 

 


CASA NOVA


Nesta terça-feira (30), às 8h, na quadra da Escola Estadual Flora Calheiros Cotrin, o Governo de Rondônia realiza o sorteio de endereços das 496 unidades habitacionais restantes no residencial Orgulho do Madeira. A Flora Calheiros está localizada na rua  Sheila Regina, 7643 – bairro Esperança da Comunidade.

 


CARRASCO


A atitude de um motorista de ônibus na BR 364, na ponta do Abunã, em Rondônia,  chamou a atenção pelo ato em si e também por não ter aparecido nenhum passageiro para questionar a atitude, pelos menos as imagens gravadas com celular mostram isso. Um ônibus da viação Ipê, que realizava transporte de passageiros, foi filmado esmagando uma cobra sucuri de aproximadamente cinco metros.

 

 

O registro do crime ambiental foi realizado por uma passageira, que mostrou o exato momento em que o motorista passa com as rodas do ônibus seguidamente por cima da cobra. A empresa e o motorista devem responder pelo Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais que afirma que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente pode resultar em multa além de seis meses a um ano de cadeia. A empresa Ipê ficou de divulgar uma nota sobre o fato.

 

 

 


ROUBALHEIRA  POR MAIS 20 ANOS


O presidente do INSS, Renato Vieira, confirmou que há 3 milhões de processos com indícios de fraude no órgão, mas o INSS só consegue analisar 150 mil por ano. Sendo assim, o pente fino só acaba em 2040. Tempo suficiente para muito larápio aproveitar o dinheiro público.

 

 

VITÓRIA DOS AUTISTAS

 

A Câmara aprovou projeto de Célio Studart (PV-CE) que dá prioridade à tramitação de processos judiciais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também neste mês Studart relatou outra proposta aprovada – a que cria a carteira de identificação dos autistas. Em breve, o Rondoniaovivo estará divulgando uma reportagem especial sobre esse tema.

 

 

MÃES CAPACITADAS


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade Municipal Mãe Esperança, iniciou, na última sexta-feira (26/4), o ciclo de capacitação em reanimação neonatal. A primeira turma foi formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da maternidade e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


O curso teve o apoio da equipe de neonatologistas da maternidade e foi ministrado pelo chefe da neonatologia Dr. Adenilson Oliveira Gomes. “A falta de oxigênio, ao nascer, deixa graves sequelas no bebê. Nesse treinamento, estamos mostrando, passo a passo, as técnicas que podem salvar os recém-nascidos, levando informações, tirando dúvidas e mostrando, na prática, como realizar os procedimentos”, explicou o pediatra.

 

 

 


ATÉ QUE ENFIM UM POUCO DE ALÍVIO


A Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, no diário oficial dos municípios do estado de Rondônia (DOM) do dia 24/4, a convocação, em caráter efetivo, de 9 médicos pediatras e um médico pneumologista, para o quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os profissionais foram aprovados no último concurso público, realizado em 2015.

 

De dezembro de 2018 a abril de 2019, foram convocados, através de diário oficial, 52 profissionais médicos, entre clínico geral e pediatra. Deste total 27 tomaram posse. E foram direcionados as unidades de União Bandeirantes, Vila Princesa, CAPS AD, Policlínica Hamilton Gondin, Ana Adelaide, José Adelino, Maternidade Municipal Mãe Esperança e UPAS Sul e Leste.

 


ODONTO NA LISTA


A prefeitura também fez a convocação, através do DOM do dia 26/4, a convocação de 17 odontólogos, 17 técnicos em saúde bucal e 4 técnicos em radiologia. “Esses 38 novos profissionais são em caráter de substituição de vacância aos profissionais que, em 2017 e 2018, pediram exoneração por diversos motivos”, explicou Marcus Vinícius de Oliveira, adjunto da Semusa.

 

Marcus Vinícius de Oliveira, adjunto da Semusa

 

 


FICOU CHATO


Assunto: Comunidades das áreas rurais de Porto Velho, localizadas ás margem da BR-319, bloquearam o acesso para Humaitá na manhã dessa segunda-feira (29) e impediram o acesso via terrestre ao estado do Amazonas.

 

 


Motivo: Protesto pela falta do serviço de transporte escolar na região em decorrência de problemas burocráticos durante a gestão Hildon Chaves, que vem deixando crianças e adolescente fora das salas de aulas sem terem sequer iniciado o ano letivo em 2019.


Desfecho: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu o fim do protesto após reunião com os responsáveis pelas demandas. Os manifestantes liberaram a BR 319, terminando com o bloqueio e permitindo que trânsito voltasse a fluir naturalmente.


Solução: Nenhuma.


Resposta do prefeito: Não há crise. O que acontece são ações políticas de oposição que perdeu ás eleições.


Resposta da população: Não sabemos mais a quem recorrer.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS