close
logorovivo2

ESPAÇO ABERTO: A partir de hoje evento na capital oferece produtos direto da roça

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

25 de Abril de 2019 às 08:53

ESPAÇO ABERTO: A partir de hoje evento na capital oferece produtos direto da roça

FOTO: (Rondoniaovivo)

VACINA REDUZIDA


O desabastecimento da vacina antirrábica preocupa a Secretaria Municipal de Saúde em Porto Velho (Semusa), que recebeu comunicado do Ministério da Saúde, informando sobre o problema que ocorre em todo o território nacional, devido a uma insuficiência na produção da vacina, mundialmente.


O estoque mensal, enviado pelo MS para Porto Velho, é de 700 doses mensais, mas, em março, a Semusa recebeu um total de 300 doses que já foram todas utilizadas.


A previsão é que  até o dia 25 de abril uma nova remessa chegue para abastecer as unidades de saúde, por isso uma triagem está sendo feita pelas equipes das unidades, para que as pessoas que passaram por uma situação de risco sejam as primeiras a receber a vacina.


A unidade de saúde deve fazer a notificação à Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), que fará a observação do animal. A Semusa esclarece ainda que, a vacina para animais domésticos não está em falta e está disponível o ano inteiro no DCZ.

 

 

 

 

 

LINHA PROGRESSO


Nesta quinta-feira (25/4), às 9h, a Prefeitura de Porto Velho inaugura um pacote de obras que foi realizado na linha Progresso, setor chacareiro do bairro Ronaldo Aragão, zona Leste. O evento será na Escola Progresso (na frente do frigorífico de peixe).

 


LAGO ORNAMENTAL


A principal praça do Centro Tecnológico Vandeci Rack, a praça das Bandeiras, está recebendo reestruturação paisagística moderna e vai ganhar um novo atrativo: um lago escavado com peixes da região amazônica regional. A praça é o local do hasteamento de bandeiras brasileiras na solenidade oficial de abertura da 8ª Rondônia Rural Show, que acontece de 22 a 25 de maio, em Ji-Paraná.
A construção do lago iniciou durante essa semana e será de 150 metros quadrados, capaz de abrigar várias espécies de peixes comerciais da região, como pirarucu e tambaqui, por exemplo. Considerado o gigante da Amazônia, o pirarucu é o que mais se destaca em termos de crescimento. Em um ano pode atingir até 10 kg em condições ideais de cultivo. Já o tambaqui, graças ao melhoramento genético, pode atingir 1,8 kg em sete meses, segundo as pesquisas técnicas.


A inserção do peixe como atrativo no lago da praça das Bandeiras tem a proposta de atrair os visitantes a conhecer mais de perto uma das riquezas do agronegócio. Além do lago ornamental, uma cascata também será erguida junto ao viveiro dos peixes e a praça ganhará ajardinamento especial em toda área de 550 metros quadrados. Pelo projeto elaborado e que está sendo executado, a praça das Bandeiras será toda revitalizada, desde o plantio de novas flores à pavimentação dos acessos de pedestres no logradouro. A feira deverá receber em 2019 público estimado de 100 mil pessoas durante os quatro dias.

 


PRODUTOS FRESQUINHOS


Produtores rurais e comerciantes de máquinas e insumos agrícolas de Porto Velho e região têm um encontro marcado para os dias de hoje até sábado em uma  Rodada de Negócios com uma feira de produtos da agricultura familiar no Parque dos Tanques, na avenida Lauro Sodré.


Será uma ótima oportunidade para quem deseja comprar verduras e legumes frescos, diretamente dos produtores, nos finais de tardes durante o período da rodada de negócios. Além disso, também vão ser comercializados produtos processados como queijos, linguiças e artesanato.


Os agricultores familiares há tempos reivindicam a implantação de uma feira do produtor nas proximidades da avenida Imigrantes, para atender moradores dos bairros Panair, São Sebastião 2, Milagres, pedrinhas e Santo Antônio. Como ainda não saiu a autorização municipal para realizar a feira, os produtores aceitaram a oferta dos organizadores da Rodada de Negócios para lançar uma edição 
O produtor de frutas e polpas Alexandre da Silva, também aguarda ansioso a feira do produtor para vender seus produtos diretamente ao consumidor, sua produção ainda é pequena porque trabalha em chácara de apenas um hectare, mas garante ocupação e renda para os três adultos de sua família que produzem banana, maracujá e cacau. Tendo como carro chefe da produção o maracujá, colhe de 5 a 8 caixas de maracujá por dia, e vende tudo processado, na forma de polpa congelada. 

 


ONDE HÁ FUMAÇA


Hamilton Mourão afirmou ontem, segundo a Folha de São Paulo, que a troca de farpas entre ele e Carlos Bolsonaro, que ataca o vice-presidente há três dias pelas redes sociais, é página virada. Disse o general: “O que é que eu falei ontem? Quando um não quer, dois não brigam, tá bom? Então, esse assunto, vira a página”, declarou o general ao voltar de um almoço com embaixadores. Apesar do aparente descaso com as manifestações do filho do presidente, ninguém aposta nos bastidores que Mourão vá ficar por muito tempo “engolindo” quieto a artilharia de palavras e publicações de Carlos Bolsonaro.

 

 

 

 


MAIORIA QUER IMPEACHMENT


Pesquisa de opinião publicada no Rondoniaovivo, perguntando se os leitores querem ou não o impeachmente do prefeito Hildon Chaves por conta dos problemas com transporte escolar congestionou o servidor do jornal. Em menos dez minutos mais de mil pessoas já tinham participado votando ou comentando sobre o tema. Isso mostra o quanto nossa população está envolvida com as questões da cidade. Até hoje ( quinta-feira 25 ), 75% dos participantes votaram pela aprovação da votação do pedido de impeachment do prefeito. 

 

 

 

 


A MUSICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO


No próximo domingo (28/4), a Escola de Samba Asfaltão retoma as Oficinas de Percussão para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo dessa atividade social é trabalhar a formação musical na comunidade. As inscrições podem ser feitas no dia do evento.


 
A atividade será realizada na sede do Sindicato dos Urbanitários (Sindur), Rua Almirante Barroso, 1154 – Centro (entre T. Aranha e Mal Deodoro). A partir do segundo encontro, dia 18/05, as oficinas acontecerão quinzenalmente na Tenda do Tigre, da Asfaltão.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS