close
logorovivo2

ESPAÇO ABERTO: Amazônia sendo Amazônia e cada vez mais fascinante

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

24 de Abril de 2019 às 09:23

ESPAÇO ABERTO: Amazônia sendo Amazônia e cada vez mais fascinante

FOTO: (Rondoniaovivo)

SÓ QUERIA ATRAVESSAR


Ela já virou atração e ganhou simpatia de um público fiel. A cobra da espécie sucuri, de aproximadamente cinco metros, que já havia sido flagrada tentando atravessar a BR-364, na região do bairro Novo, em Porto Velho (RO), foi vista novamente nesta tarde de segunda-feira (22). 

 


Dessa vez, o réptil  conseguiu atravessar a rodovia passando pela mureta de proteção da pista. Transeuntes e motoristas que passavam pelo local deram "preferência" para a Sucuri passar. O sucesso da cobra foi tanto que em menos de 12 horas a reportagem chegou a quase cem mil visualizações e cerca de 2 mil compartilhamentos. Isso é Amazônia, Rondônia, maravilhas daqui para o Mundo. 

 

 

 

 

DA AMAZÔNIA PARA A ÁFRICA

 

Dois gorilas foram flagrados posando para foto junto ao guarda florestal Patrick Sadiki, que compartilhou a imagem em seu Instagram. Quando os primatas perceberam que estavam aparecendo na tela do celular fizeram graça e adotaram uma postura muito semelhante a humanos ao lado do seu protetor. "Another Day at the Office" (Outro dia no escritório), escreveu Patrick na legenda da imagem. 


 
Os gorilas vivem no Congo, mais especificamente no Parque Nacional de Virunga, que faz fronteira com o Parque Nacional dos Vulcões, área protegida mais antiga da África. Fundado em 1925 para defender sua rica biodiversidade, a região possui a presença dos últimos 880 gorilas-das-montanhas. Em 1979, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. África, tão bela e rica quanto nossa Amazônia.

 

 

 

 


ECOLOGIA EM JACI-PARANÁ


A Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), lançou a 1ª Jornada Ecológica do distrito de Jaci-Paraná. A ação, iniciada na última quinta-feira (18/4), envolve alunos das escolas Cora Coralina, Joaquim Vicente Rondon, Tiradentes e Maria de Nazaré. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar sobre valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente corretos. A Jornada busca ainda mobilizar as crianças da rede pública de ensino para a promoção de ações que resultem em sustentabilidade, tanto no espaço da escola quanto nas residências.

 


DEPOIS DA CHUVA VEM AS OBRAS


Após dezenas de reclamações de comunidades rurais quanto à situação das estradas a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) informou que vem recuperando as vias para garantir a trafegabilidade do produtor rural, que depende das estradas para o escoamento da produção.


De acordo com subsecretário Francisco Evaldo de Lima, existem frentes de trabalho em todos os distritos de Porto Velho, a exemplo das Comunidades Riacho Azul e São Domingo, que fica as margens da BR-319, onde equipes estão realizando serviços de limpeza lateral, patrolamento e cascalhamento de cerca de 17 quilômetros de estradas.


Na linha 27, região do balneário Taboca, moradores dizem que ainda não viram nenhuma máquina no local sendo que a estrada a cada dia que passa vai virando um queijo suíço. 

 

 

 

 

 


BLOQUEIO NA 425


Moradores da Vila da Penha estão planejando para os próximos dias um bloqueio na RO 425 que dá acesso para Guajará-Mirim. O local fica cerca de 10 km distante do trevo com a BR 364 na região conhecida como Castelinho. Os moradores afirmam que não vão deixar ninguém passar até que alguma autoridade responsável resolva a situação.  A comunidade reclama de uma dezena de problemas entre eles o famoso descaso do transporte escolar.

 


VOLTARÁ A SER SECRETARIA


O projeto, encaminhado pelo prefeito Hildon Chaves para votação na Câmara Municipal de Porto Velho, que eleva a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para o nível de Secretaria Municipal, passando a ser denominada Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), foi aprovado durante sessão na tarde desta última segunda-feira (22/4). Atualmente, a subsecretaria é gerida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Básicos (Semisb). O projeto, já aprovado, prevê a criação de toda a estrutura equivalente a de uma secretaria, com cargos de secretário titular e adjunto.


A votação aprovou a nova redação, acrescentando e alterando os dispositivos da Lei Complementar nº 648, de 6 de janeiro de 2017 e suas respectivas alterações. O prefeito disse que a mudança era necessária devido a abrangência do Município, que tem mais de 7 mil quilômetros de estradas vicinais. O projeto passa a vigorar a partir da sanção do prefeito.

 


SAÚDE NOS BAIRROS


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) inicia, neste sábado (27/4), o calendário de atividades do projeto ‘Atenção Básica na Comunidade’. O primeiro bairro a receber a ação é o Três Marias, na zona Leste.


Os atendimentos acontecem das 8h às 13h, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, comunidade Santa Rita de Cássia, na rua Benedito Inocêncio, 7214. Os serviços oferecidos serão: imunização, entrega de medicamentos, consulta com clínico geral, confecção do cartão do SUS, teste de glicemia, saúde bucal, teste rápido para HIV e Hepatites B e C, acompanhamento do ‘Bolsa Família’ e orientação social, dentre outros serviços.


 A ação, realizada por meio do Departamento de Atenção Básica, iniciou em março de 2018 e, durante todo o ano, teve uma programação de atendimentos voltada para as áreas descobertas nos bairros Três Marias, Orgulho do Madeira, Cascalheira e Planalto.

 


NOVO ENDEREÇO


Semusa informa que atendimento na sede administrativa estará suspenso, a partir desta quarta-feira, 24/04, por motivo de mudança de prédio e transferência dos serviços. As atividades serão retomadas a partir de sexta-feira (26/04) em novo endereço, na rua General Osório,nº 81, Centro. Os departamentos de Assistência Farmacêutica, Imunização, Divisão de Saúde Bucal, Almoxarifado e Patrimônio vão atender na rua Angelin, nº 161, bairro Jardim Eldorado. Já o Departamento de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária na rua José do Patrocínio, nº 842,Centro.

 


NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT


O advogado Caetano Neto protocolou na Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta terça-feira (23), pedido de impeachment do vice-governador José Jodan. Caetano diz que Jodan recentemente em uma reunião no município de Novo Horizonte ameaçou compradores de café com devassa fiscal e ação policial. Caetano diz que a manifestação do vice-governador, que foi gravada e exibida em redes sociais, é incompatível com o cargo e configura crime de responsabilidade. 

 


OUTRO PEDIDO


Há duas semanas, Caetano Neto já havia protocolado na Assembleia um pedido de impeachment contra o governador Marcos Rocha. Na denúncia, ele argumenta que o governador violou artigo da Constituição Estadual ao promover 16 nomeações de presidentes e dirigentes de autarquias e fundações do Estado sem que os nomes tenham sido aprovados pelo Legislativo, como determina a Constituição. Aliás, sobre esse fato Marcos Rocha já teria se manifestado favorável a promover a exoneração de todos os nomeados e apresentar os nomes para a Assembleia. No entanto, há uma questão jurídica sobre os atos já praticados pelos nomeados que vem sendo discutida pelo Procurador Geral do Estado e o Procurador da Assembleia Legislativa.

 

 

REPRESENTANTE QUALIFICADO


Ari Kazarari, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei ) Alto Rio Purus, é o novo Coordenador Adjunto do Fórum de Presidente Indígena em Brasília. Ari é muito conhecido na Amazônia pela sua luta junto as comunidades indígenas que moram nos igarapés, beira de rios, nas estradas ramais e na beira das BRs. Uma escolha realmente técnica promovendo uma pessoa capacitada que sabe das dificuldades enfrentas pelas tribos.  

 


IMPEACHMENT DO PREFEITO


O jornalista Carlos Caldeira entrou, na segunda-feira (22), na câmara de vereadores, com pedido de impeachment do prefeito Hildon Chaves por improbidade administrativa. A denúncia é baseada em requerimento do promotor de justiça Marcelo Lima ao Poder Judiciário pedindo providências quanto ao completo descaso do prefeito em relação ao transporte escolar. O pedido segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores. A decisão da CCJ é repassada ao Presidente da Câmara que decide pelo arquivamento ou não do pedido. O pedido de impeachment do prefeito é o terceiro feito pelo jornalista Carlos Caldeira.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS