close

ESPAÇO ABERTO: Desembargador chama de inconstitucional prisão de ex-secretário

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

2 de Abril de 2019 às 09:37

ESPAÇO ABERTO: Desembargador chama de inconstitucional prisão de ex-secretário

FOTO: (Rondoniaovivo)

PRISÃO FORÇOSA 

 

No despacho do Habeas Corpus concedido, na noite de ontem, ao dono da Rio Madeira Táxi Aereo, Gilberto SCheffer, preso na  operação da Polícia Civil chamada Pouso Forçado, o desembargador Oudivanil de Marins  chamou de forçosa e inconstitucional o pedido de prisão temporária dos investigados. De acordo com Marins, com a proibição da condução coercitiva pelo STF, por violar o direito a liberdade, os delegados preferiram a via mais extrema e inadequada da prisão. O desembargador Marins diz ainda que não foi observada a presunção de inocência. A operação Pouso Forçado investiga suposto superfaturamento em contrato da Sesau com a RIMA táxi aéreo.

 

 

 

 

ESPERMATOZÓIDES QUE FAZEM RIR


Na  próxima quarta e quinta-feira (03 e 04 de abril) tem dose de humor no Teatro Guaporé (anexo ao Palácio das Artes) em Porto Velho. O Projeto Cumbuca Cultural apresenta novamente “Confidências de um Espermatozoide Careca”, que já foi considerado o melhor espetáculo de teatro pela crítica e pelo público (2000 e 2001). A duração do espetáculo é de 60 minutos e começa às 20 horas.


Confidências de um Espermatozoide Careca” é um monólogo escrito pelo jornalista carioca Carlos Eduardo Novaes e retrata com humor a vida de um espermatozoide desde a sua concepção, passando pela infância, a calvície precoce, a primeira vez, o casamento, viagens, o Golpe de 64, a separação, as frustrações da vida e suas alegrias.


Após 11 anos, a produção volta aos palcos com direção e iluminação de Suely Rodrigues, sonoplastia de Alexandre Lemos, cenários de Gibasan (in memorian) e a contrarregragem de Arlete Vrena, além da atuação de Geovani Berno e Jailton Viana. Está ai uma boa  opção de riso para essa  semana na Capital.

 

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS


Será distribuída a partir desta semana às regionais de Saúde do Estado a primeira remessa de vacina contra influenza (gripe). São 165.310 mil doses, de um total de 423.156 da vacina trivalente para atender aos grupos prioritários durante a Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe, que ocorrerá entre os dias 10 deste mês a 31 de maio.


As regionais de Saúde irão repassar o primeiro lote aos municípios em quantidades relativas à população de cada cidade. A  preocupação é que se faça a imunização como prevenção ao vírus influenza A (H1N1) que vem circulando na região. No Amazonas já foram registrados 31 casos de óbitos nos últimos dias.

 

 

 

 

 

 

SUSPENÇÃO DE LICENÇA


O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal em Rondônia expediram recomendação, em conjunto, à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para que suspenda, imediatamente, a licença de operação da Metalmig, bem como determine que a empresa se abstenha de lançar rejeitos ou praticar atividades que possam incrementar o risco das barragens e quaisquer outras estruturas que estejam localizadas no município de Machadinho do Oeste.


 
Isso até que sejam realizadas e concluídas, análises, vistorias e perícias pelos órgãos ambientais competentes e Agências Reguladoras fiscalizatórias, no local do rompimento da barragem, ocorrido na sexta-feira (29/3).
 


Os MPs recomendam, ainda, que a Sedam somente autorize o retorno das atividades nas barragens de mineração, localizadas no município de Machadinho, pertencentes à empresa Metalmig, após a apresentação de todos os laudos periciais confeccionadas pelos órgãos ambientais estaduais e federais competentes e agências reguladoras, tais como a Agência Nacional de Mineração (ANM), demonstrando que estas não oferecem risco de rompimento ou de qualquer outro risco ao meio ambiente, à vida e a saúde dos moradores daquela região.

 

 
 

QUE MELINDRE FOI ESSE


Um assessor da prefeitura de Porto Velho identificado pelo nome de Arnaldo Lourenço, que atua no serviço de tapa buraco nas ruas da cidade, gravou um vídeo veiculado em sua página no Facebook durante a noite do último domingo (31), onde tece uma série de ofensas contra um cidadão que reclamava dos buracos nas ruas.


 
Ele se sente no direito de desancar o serviço de tapa buraco que estamos fazendo. Eu vou dizer uma coisa pra você babaca, pior é ficar o buraco otário. Se é serviço de porco ou se não é isso é problema seu”, atacou Arnaldo Lourenço.


 
Rapidamente o cidadão atacado pelo assessor manifestou seu posicionamento afirmando que o que ele relatava eram as queixas de seus clientes, já que ele é vendedor de carro e tem contato direto com centenas de pessoas que utilizam as vias públicas da capital. Semana passada eu publiquei  aqui na coluna que a prefeitura deu uma gratificação aos servidores da operação tapa-buraco. Com certeza não foi para que um servidor público pago pelo povo ofenda o cidadão que está no pleno direto de manifestar sua opinião. 

 

 

 

 

O QUE ESTÁ RUIM PODE PIORAR


Aqui mesmo no site do Rondoniaovivo  divulgamos reportagem mostrando que o  serviço de transporte escolar na área rural e ribeirinha da cidade de Porto Velho já se tornou uma piada de mau gosto. Discordo do meu ilustre colega que escreveu. Acho que esse assunto virou uma verdadeira afronta aos poderes constituídos que, em tese, devem preservar e garantir a educação para nossas crianças.

 

 

 

 

Além das  aulas não iniciarem em primeiro de abril, e isso não tem nada a ver com o dia da  mentira, ônibus velhos da antiga empresa Três Marias estão sendo preparados para virar o transporte escolar. Ora, se a prefeitura rescindiu os contratos com as empresas Rio Madeira e Três Marias , lá em 2016, porque os veículos chegaram a ser chamados de sucatas como que agora vão ser reaproveitados. Pior, como que alguém consegue participar de chamamento público oferecendo uma “frota” cafamaum?     


Outra pergunta é se esses ônibus estão  em acordo com as regras de segurança vigentes para resguardar a vida dos estudantes e dos servidores que estarão prestando esses serviços.

 

 

MAIS UM POUCO PIOR

 

Essas fotos mostram o estado em que se encontra a ponte sobre o Rio das Garças, Linha 22, zona rural de Porto Velho. No domingo, várias pessoas mandaram mensagens pro Rondoniaovivo alertando sobre o perigo para os motoristas e motociclistas que cruzam pelo local. As imagens dispensam qualquer comentário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS