Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
GRATFICAÇÃO
O secretário municipal de infraestrutura e serviços básicos ( SEMISB ), Diego Andrade Lage, conseguiu através do prefeito Hildon Chaves, uma gratificação no valor de 360 reais, para os servidores da Subsecretaria de obras e pavimentação.
Essa gratificação se estendeu aos servidores que trabalham com pavimentação, tapa buracos, terraplanagem, encascalhamento, Drenagem e Mecânica. A gratificação foi solicitada e aprovada pelos vereadores da base aliada, para trabalhos de mutirão aos sábados e pontos facultativos. Qualquer valor a mais nos vencimentos de um trabalhador, feito de forma correta, serve como estímulo e reconhecimento.
PPA
Nesta segunda-feira (1), às 15h, na Escola Álvares de Azevedo, o Governo de Rondônia realiza a primeira Audiência Pública para elaborar o Plano Plurianual (PPA- 2020/2023). É muito importante a participação da sociedade nesse tipo de iniciativa pois é quando são definidas ações para aplicação de recursos.
JUSTIÇA E RELIGIÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28), por unanimidade, que é constitucional o sacrifício de animais em cultos religiosos. O caso chegou ao Supremo em um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma decisão do Tribunal de Justiça gaúcho que autorizou a prática em relação a religiões de matriz africana, desde que sem excessos e crueldade.
O julgamento do caso começou em agosto do ano passado. O relator, ministro Marco Aurélio Mello votou a favor do sacrifício dos animais nos rituais de todas as religiões, não apenas as de matriz africana. Todos os ministros seguiram o mesmo entendimento.
Na ocasião, chegou a haver uma polêmica porque o relator condicionou o abate ao consumo da carne do animal, enquanto os demais não. No final, prevaleceu o bom senso de não haver intervenção na liberdade religiosa. A oferenda de alimentos, inclusive com a sacralização dos animais, faz parte indispensável da ritualística das religiões de matriz africana” e quem participa, normalmente, são pessoas adeptas da cultura.
MAIORIDADE PENAL
O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, apresentou na quarta-feira uma Proposta de Emendas à Constituição (PEC) propondo a redução da maioridade penal para 14 anos, para determinados crimes, entre eles os hediondos, e para 16 anos, nos demais crimes. Além de crimes hediondos, Flávio quer que a idade de 14 anos valha também para os crimes de tortura, tráfico de drogas, terrorismo e organização criminosa. São considerados hediondos crimes como homicídio qualificado, latrocínio, estupro, favorecimento da prostituição e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A proposta precisa ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça para ser votada em plenário. Iniciativa, a meu ver, muito correta. Qualquer adolescente de 14 anos já sabe muito bem o que é certo ou errado e deve sim ser responsabilizado por seus atos. Detesto americanizar as coisas mas esse é um exemplo dos EUA que deveríamos seguir em nosso país.
ATAQUE À ESCOLA
O Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ariquemes determinou a busca e apreensão na casa de um estudante suspeito de querer realizar um ataque criminoso a uma escola no município de Ariquemes. Investigações policiais apontavam que o estudante teria iniciado o aparato armamentista para o ataque.
Segundo a decisão, há “informações de que um aluno do 3ª ano do ensino médio (de uma escola em Ariquemes) comprou um revólver, uma machadinha, uma máscara e que teria falado para outros alunos que faria ataques semelhantes ao ocorrido na cidade de Suzano/SP”. Ainda conforme a decisão, o aluno é tímido e não interage com outros alunos; a mãe é falecida, apanha bastante do seu pai e anda o tempo todo com uma mochila nas costas, “dando a entender que estaria com algo importante na bolsa”.
Para o Juízo, o caso merecia a urgência, em razão dos indícios apontados pela autoridade policial, e “alicerça-se no trabalho preventivo que norteia a atividade do Poder Judiciário”. A medida judicial foi concedida e cumprida pela polícia judiciária ainda nessa quarta-feira, 27, culminando com apreensões. Prudente a decisão do juiz, se há indícios de um ataque com armas a uma escola que se faça uma investigação e que os suspeitos, se existirem, que sejam interrogados.
PROMESSA NÃO CUMPRIDA
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia hoje, segunda-feira (01 abril), o ano letivo de 2019,de novo com criança fora da sala de aula por falta de transporte escolar.
A Semed informa que as escolas que dependem do transporte fluvial, num total de 20 (sendo 16 Municipais e 4 Estaduais) ainda aguardam a tramitação da contratação emergencial que está em andamento. Já houve o chamamento público para contratação do serviço e a empresa ‘Performace’ foi a vencedora da licitação e terá até 15 dias para iniciar as atividades.
O transporte fluvial atende 1.016 alunos que devem iniciar o calendário letivo somente no fim de abril. Impressionante essa situação crônica de descaso com transporte escolar. O pior é que uma punição firme contra culpado ou culpados nunca ocorre, tudo sempre fica no blá blá blá.
POUSO FORÇADO
A Justiça relaxou a prisão temporária de 7 pessoas detidas durante a Operação Pouso Forçado deflagrada na manhã de sexta-feira (29) pela Delegacia Especializada em Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Eles estavam com prisão temporária de cinco dias junto com mais 6 pessoas. O ex-secretário de saúde Williames Pimentel continua foragido. Um dos delegados encarregados da investigação me disse que as irregularidades foram encontradas no contrato.
A empresa de táxi aéreo contratada para atender a Secretaria Estadual de Saúde estaria transportando pacientes com aeronaves inferiores ao estabelecido contratualmente com a anuência de servidores da saúde. De acordo com o delegado, a SESAU pagava, em média, 30 por cento mais caro em cada transporte irregular.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!