close

ECONOMIA: Presidente do Basa apresenta relatório de atuação do banco em Rondônia

Em reunião com deputados estaduais, Valdecir Tose destacou o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte

ALE/RO

28 de Fevereiro de 2019 às 17:18

ECONOMIA: Presidente do Basa apresenta relatório de atuação do banco em Rondônia

FOTO: (ALE/RO)

O presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valdecir Tose, acompanhado do gerente da agência de Porto Velho, Diego Campos, apresentou, durante reunião com os deputados estaduais nesta quinta-feira (28), o relatório do desempenho do banco em Rondônia nos últimos cinco anos e as perspectivas financeiras para 2019.

 

Encabeçada pela presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) a reunião proposta pelo deputado Chiquinho da Emater (PSB) também contou com a participação dos deputados Ismael Crispim (PSB), Dr. Neidson (PMN), Jean Oliveira (MDB), Cássia Muleta (Podemos), Marcelo Cruz (PTB), Jair Montes (PTC), Ezequiel Neiva (PTB), Anderson Pereira (Pros), Eyder Brasil (PSL) e Alex Redano (PRB).

 

Valdecir Tose iniciou a explanação afirmando que a missão do Basa é desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes. Segundo ele, o Basa atua alinhado com políticas e programas do Governo Federal para a região amazônica, bem como, ao planejamento estratégico dos estados da região Norte.

 

O Banco da Amazônia é gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que representa o principal instrumento econômico-financeiro para o financiamento das atividades econômicas desenvolvidas em bases sustentáveis da região Norte.

 

Sobre a gestão do FNO, relativa aos benefícios macroeconômicos estimados pela ação de crédito do fundo, Tose apresentou dados que indicam um crescimento de, aproximadamente, R$ 80 bilhões no PIB do Norte.

 

Segundo o presidente do Basa, o plano de aplicação do FNO para 2019 foi elaborado conforme a legislação vigente e as diretrizes e orientações gerais do Ministério do Desenvolvimento Regional. De acordo com os dados, em 2018, Rondônia superou em 25,3% a aplicação dos recursos previstos do FNO.

 

Ao final da apresentação dos indicativos de contratos e investimentos no Estado, o presidente Laerte Gomes falou da importância do banco para Rondônia e enumerou os pontos que serão trabalhados pelos deputados em prol da população rondoniense.

 

O presidente também comentou sobre as possíveis alterações na Lei Estadual nº 2530/2011, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e nos postos de serviços das instituições financeiras, localizadas nos municípios de Rondônia. Laerte Gomes apontou que as obrigações da lei possuem um custo elevado e que algumas instituições bancárias já desistiram de instalar agências por essa razão.

 

Defendemos a implantação das agências nos municípios, pois temos a noção do impacto positivo que elas podem proporcionar”, explicou o presidente que, junto aos demais deputados, disse que a Assembleia pretende desburocratizar a lei.

 

Ao final da reunião, os parlamentares concordaram com a realização de uma audiência entre o Basa, a Comissão de Agropecuária e Política Rural, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para verificar a possibilidade de desburocratizar as licenças ambientais para realização de financiamentos.

 

A ALE é uma parceira do Basa e nossos deputados trabalharão incansavelmente para destravar as leis que atrasam o desenvolvimento de Rondônia”, concluiu o presidente Laerte Gomes.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS