close

ESPAÇO ABERTO: Alunos da zona rural que estudam na cidade estão sem poder ir para escola

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO

19 de Fevereiro de 2019 às 08:31

ESPAÇO ABERTO: Alunos da zona rural que estudam na cidade estão sem poder ir para escola

FOTO: (Rondoniaovivo)

O TEMA É SOJA


Nesta terça-feira tem dia de campo na Embrapa localizada no km 06 da BR 364, na Capital. O tema principal das discussões será a soja. Cultivo, sistema de plantio direto, manejo da cultura, cultivares de arroz e integração lavoura- Pecuária- Floresta. Evento começa ás 8h30 da manhã e informações podem ser obtidas no telefone 3219-5058

 


MENOS MATO


Desde ontem, segunda-feira (18/2), a Prefeitura de Porto Velho começou mutirões de limpeza no Skate Park, localizado nas avenidas Guaporé com José Vieira Caúla, bairro Cuniã, e no local onde é realizada a Feira do Produtor, na avenida Rogério Weber, centro da cidade. O trabalho é realizado por equipes da Subsecretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Básicos (Semusb).


De acordo com a Semusb, no Skate Park, estão sendo realizados serviços de roçagem, capina, poda de árvores, varrição, rastelo e recolhimento do lixo. Na Feira do Produtor, está acontecendo o recolhimento de lixo, que foram descartados pelos feirantes no domingo. No fim de semana, os serviços foram no estacionamento do antigo terminal de Integração de Ônibus e na Feira do Produtor, com a execução de serviços de roço, rastelação, capina, varrição e recolhimento matérias inservíveis.

 

 

 

 


AJUDA DA CÂMARA DE VEREADORES


Moradores da Linha 21 de abril, região das Malvinas, na Estrada da Penal, estão preocupados com o futuro das crianças que moram no local. Eles foram procurar o vereador Alex Palitot para denunciar que a alteração do calendário escolar rural não previu transporte para quem mora na zona rural e estuda na área urbana da cidade. Muitas crianças não estão indo para o colégio porque não há transporte. Como o retorno  às aulas está previsto somente para 01 de abril as crianças devem ficar mais duas semanas fora do colégio. O calendário escolar municipal, na cidade, começou no dia 04 de fevereiro.   

 

 

 


AULAS DE RECUPERAÇÃO


O Secretário Municipal de Educação, Cesar Licório, em conversa por mensagem em rede social, me disse que a Semed vai repor as aulas perdidas. Licório voltou a frisar a dificuldade quanto ao transporte escolar rural que só teve definição para 01 de abril. No entanto, o Secretário garantiu que as crianças que perderem aulas vão ter um tratamento diferenciado para reposição das matérias. Tomara Secretário, tomara.  

 


DINHEIRO NO RALO


Porto Velho pode perder 100 milhões de reais do Governo Federal por conta da falta de projetos de infraestrutura. Vereadores da própria base do prefeito dizem que alertaram Hildon Chaves sobre esse risco mas a falta de uma equipe competente, especializada em projetos, impediu que fossem elaboradas demandas para pleitear os recursos. Procurado para explicar o que houve o líder do prefeito na câmara, vereador Alan Queiroz, mandou o colunista procurar o prefeito para resolver a questão. Ora, Vossa Excelência, me causa surpresa um fiel aliado do prefeito e, em tese, defensor dos interesses da população de Porto Velho não ter conhecimento do prejuízo que os moradores da Capital podem ter caso a cidade perca recursos dessa envergadura. Procurado, o setor de comunicação da Prefeitura de Porto Velho ficou de averiguar como anda o tratamento dessa questão. Até o fechamento da coluna a resposta ainda não havia sido enviada.

 

 

MAU CHEIRO  E RISCO DE DOENÇAS

 

Quem mora no entorno do  Presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470, em Porto Velho, não suporta mais os risco de doença e contaminação provocados por uma imensa fossa a céu aberto. No local, o mau cheiro e os mosquitos tomam conta do lugar.
 

Funcionários do presídio afirmam já ter pedido  a Defesa Civil, ao Governo do Estado ou aos órgãos que atuam com direitos humanos que façam algo para mudar essa situação. Segundo os trabalhadores, o tamanho da fossa já é maior que alguns campos de futebol juntos.


Além da fossa , outro fator que está colocando em risco a saúde de quem trabalha ou está cumprindo pena no 470, é em relação ao poço artesiano que fornece água para todo o presídio. O poço estaria localizado a menos de 100 metros da  fossa o que causa medo quanto a um surto de diarreia no presídio. 

 

 

 


 
OPORTUNIDADE

 

Já está aberto o processo seletivo para preenchimento de 51 vagas temporárias em Itapoã do Oeste, a 100 km da capital, com salários que podem chegar a R$ 4.500,00. As oportunidades são  nos níveis fundamental, médio/técnico e superior, nas especialidades de Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo na Área Social, Educador Físico, Odontólogo, Nutricionista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeuta, Técnico de Radiologia, Motorista CNH “D”, Professor com Licenciatura Plena em Pedagogia, Pedagogo com formação em supervisão, Pedagogo com formação em orientação, Professor de Educação Física e Técnico em Segurança do Trabalho. O regime de trabalho é de até 40 horas semanais.As inscrições podem ser realizadas de 28 de fevereiro a 04 de março de 2019, exclusivamente no Prédio da Prefeitura Municipal de Itapuã do Oeste, Sala da Assessoria Jurídica. No ato da inscrição será necessário apresentar os seguintes documentos:

 

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do Certificado de Escolaridade;

Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (Obrigatório somente para o cargo de Motorista CNH – D );

Declaração de Nada Consta De CNH emitido pelo Detran/RO (Obrigatório somente para o cargo de Motorista CNH – D);

Certidão Negativa do Tribunal Superior Eleitoral;

Certidão Negativa Tribunal de Contas;

Certidão Negativa de Tributos Municipais do Município do comprovante de Endereço;

Certidão Negativa de Tributos Municipais de Itapuã do Oeste/RO;

Certidão Negativa de Débitos Estaduais;

Certidão Cível e Criminal;

 

Certidão Negativa de Antecedentes Criminais da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br);

01 foto 3/4

 

O processo de seleção será realizado por meio de análise curricular e títulos, os títulos referentes à formação complementar somente serão pontuadas se tiverem estrita relação com a especialidade para a qual o candidato tenha optado. Para motorista haverá, ainda, provas práticas, conforme estabelecido no edital.

 

 


ARTES CÊNICAS


O Teatro Ruante, radicado em Porto Velho desde 2015, abre as portas de seu espaço, a Casa Ruante, localizada na Avenida José Bonifácio, bairro Olaria. É uma ótima oportunidade para quem quer aprender a se expressar por meio das artes cênicas. As oficinas acontecem de março a dezembro deste ano com horário diferenciado para cada modalidade e idade. Com profissionais experientes em cena e no ensino, serão ofertados cursos de teatro, técnicas circenses (circo), palhaço e contação de histórias para diversas idades. Na arte circense (circo e palhaço), a Casa Ruante é o único espaço da cidade de Porto Velho a ofertar oficinas nessa área.

 

 


 

 

 

BOM EXEMPLO


O senador Confúcio Moura (MDB/RO), em exercício do mandato desde o dia 1º de fevereiro, protocolou na Diretoria-Geral a renúncia de cinco benefícios – auxílio moradia, cota de telefonia fixa residencial, imóvel funcional, pagamento da ajuda de custo e veículo oficial –, em caráter irrevogável, sendo o primeiro parlamentar do exercício a formalizar a abdicação, no dia 2 de janeiro. O Senador disse que a população exige economia e trabalho e o homem público deve ser o primeiro a tomar a atitude. 


 
Enquanto governador, Confúcio também dispensou os benefícios e sancionou a Lei nº 2.460, de 17 de maio de 2011, que revoga a pensão permanente dos governantes. Além disso, para centrar nos objetivos do mandato e minimizar ainda mais os gastos, Confúcio tem dispensado também as viagens e, até mesmo, a participação em atividades de grande visibilidade, como a possibilidade de presidir a Comissão Parlamentar Mista do Mercosul.

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS