close
logorovivo2

ESPAÇO ABERTO: Energisa está proibida de aumentar a conta de luz

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO

20 de Dezembro de 2018 às 09:12

ESPAÇO ABERTO: Energisa está proibida de aumentar a conta de luz

FOTO: (Arte/Rondoniaovivo)

 

FORMAÇÃO

 

Coronel Ronaldo, comandante da Polícia Militar de Rondônia, manda convite para a coluna sobre a solenidade de posse dos novos formandos na graduação de sargento da PM.  O evento acontece hoje,  quinta-feira (20), no Ginásio do Sesi, rua Matrinchã, 680, bairro Lagoa. O início do evento é ás 8h da manhã.

 

HABEAS NEGADO

 

O vereador Jair Monte, deputado estadual eleito, que está preso desde o dia 14 em razão de condenação em primeira instância no processo denominado Operação Apocalipse, ainda não conseguiu Habeas Corpus para responder em liberdade. Agora, com a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que determina a libertação de presos condenados em segunda instância, que tenham recursos pendentes em esferas superiores a defesa de Jair espera que ele também seja beneficiado.

 

MAIS OUTRO SECRETÁRIO PRESO

 

O cumprimento dos 08 mandados de prisão pela Draco - Delegacia de Repressão as Ações Criminosas e Organizadas da Polícia Civil de Rondônia na segunda fase da operação Sinal Vermelho revela algumas coisas curiosas que merecem nossa reflexão. 

 

Primeiro que, de novo, secretário municipal e adjunto são presos por denúncia de envolvimento em corrupção. Segundo; o titular anterior da pasta , Marden Negrão, já havia feito um alerta de que alguma coisa não estava muito certa nas renovações com a empresa responsável pela manutenção dos semáforos em Porto Velho e terceiro; onde está a falha do ilustríssimo prefeito Hildon Chaves que durante a campanha disse conhecer um bandido em apenas 02 minutos de conversa.

 

CONTRATO VENCIDO

 

Quando surgiram os primeiros problemas com os semáforos, a empresa investigada, Imagem e Sinalização Viária Ltda, estava sem contrato com a prefeitura do município de Porto Velho. O contrato havia sido renovado nove vezes com a Imagem Sinalização e o ex-secretário Marden Negrão em 2016, para economizar, delegou a função a funcionários públicos e não renovou o contrato com a empresa suspeita.

 

PROBLEMAS CONTINUAM EM 2018

 

Na 11ª medição do contrato 030/PGM/2018 parte dos semáforos tiveram seus controladores substituídos, sob pretexto de serem antigos. Os semáforos da prefeitura em operação funcionam como o sistema ANTARES,   então teriam que estar funcionando com controladores da marca KOPP, SEMA SEG e SIMON e não os DP – 40. Ou seja, a prefeitura de Porto velho pagou em duplicidade.

 

As investigações devem avançar após a prisão dos gestores, servidores e empresário. Na decisão judicial que balizou a 2ª fase da operação ‘sinal vermelho’, foi decretado ainda que os servidores não podem se aproximar a menos de 100 metros do prédio da Semtran/Prefeitura. Também houve a apreensão dos telefones funcionais, apreensão de computadores e documentos. Foram presas as seguintes pessoas: Constantino Pessoa Chaves (dono da Imagem Sinalização Viária), Carlos Henrique da Costa (secretário de transportes), Fábio Sartoni Vieira (adjunto de transportes), Jean Marcos Mensth (servidor), Jair Oliveira da Silva (servidor), Stainer Barbosa – (arquiteto Semtram), Nathan Mariano da Silva Júnior (engenheiro) e Sebastião Fernandes de Souza.

 

OUTRO  LADO

 

Em uma entrevista coletiva ontem à tarde, coincidentemente após publicação de reportagem do Rondoniaovivo com o título “ Sabotagem nos semáforos, fritura de secretário e contração emergencial”  o prefeito Hildon Chaves convocou uma coletiva de imprensa. Na entrevista, disse que sua gestão se empenha ao máximo para economizar e tratar todas as questões com muita transparência. Citou ainda que em dois anos reduziu de 24 para 4 milhões os gastos com sinalização de semáforos. Esclareceu ainda que se existe alguma irregularidade pode ter ocorrido no reconhecimento e pagamento de uma dívida de 400 mil reais. O valor foi destinado para a empresa dos semáforos e se refere a aquisição de aparelhos usados no funcionamento das sinaleiras.

 

O secretário adjunto da Semasf, Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira, assumirá a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) interinamente até a escolha de um novo secretário para assumir a vaga de Carlos Henrique  da Costa preso durante a operação realizada pela Polícia Cívil.

 

AUMENTO SUSPENSO

 

A  Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público do Estado (MPE), Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) teve o resultado que a população esperava. A juíza Grace Anny de Souza Monteiro, da 1ª Vara Federal de Rondônia, determinou na noite desta quarta-feira (20), a suspensão do aumento de energia elétrica em Rondônia, autorizado pela Aneel no último dia 11.

 

A juíza também fixou multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por descumprimento.

 

Entre os argumentos colocados na decisão está que o aumento , foi decidido pouco mais de um mês após assinatura do contrato de concessão, não tendo havido, por exemplo, audiência pública sobre reajuste tarifário, além de violação do direito à informação e publicidade.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS