close
logorovivo2

Expedito faz compromissos com médicos para adotar o PCCR e às 30 horas da enfermagem

Outro anseio da categoria e que Expedito Junior assumiu compromisso é com a alteração da lei da insalubridade.

DA REDAÇÃO

16 de Outubro de 2014 às 15:17

Expedito faz compromissos com médicos para adotar o PCCR e às 30 horas da enfermagem

FOTO: (Divulgação)

O candidato a governador Expedito Junior (PSDB) firmou compromisso com o Sindicato dos Médicos do Estado de Rondônia para incorporar a gratificação GAD aos vencimentos da categoria para evitar que os médicos sejam prejudicados em suas aposentadorias, visto que esta gratificação hoje não compõem os vencimentos para efeito de aposentadoria. O tucano garantiu ainda a criação do PCCR (Plano de Carreira, Cargos e Remuneração) para atrair novos profissionais e impedir a evasão dos especialistas para outros Estados como ocorre atualmente.

Expedito Junior ficou estarrecido com os dados apresentados pelo sindicato que demonstram que em números absolutos, estamos perdendo médicos especialistas para os outros estados da região Norte e também para as outras regiões do Brasil. Enquanto na última década os médicos especialistas brasileiros tiveram um aumento médio salarial de 100%, em

Rondônia o nosso aumento médio foi de 45%.

Pelos dados, Rondônia está deixando de ser um estado atrativo para estes profissionais altamente especializados e escassos no mercado. Levantamentos do SIMERO indicam, que também entre os médicos recém-formados a evasão é preocupante. “Estou pasmo com esta situação. Criamos os cursos de Medicina para formar nossos profissionais e suprir as

necessidades do Estado, mas verificamos que Rondônia está exportando médicos para o resto do país. Com a evasão, a administração pública é obrigada a terceirizar as atividades o que torna muito mais dispendioso para o erário. Falta uma política de estado para inverter esta lógica absurda”, avaliou Junior.

Outro anseio da categoria e que Expedito Junior assumiu compromisso é com a alteração da lei da insalubridade. Atualmente este cálculo é vinculado a pouco mais de quinhentos reais, provocando prejuízos aos profissionais. A proposta é que estes percentuais sejam calculados sobre o vencimento básico de cada categoria.

30 horas

A jornada de trabalho das 30 horas para os trabalhadores da Enfermagem também foi mais um compromisso assumido por Expedito Junior em reunião com o representante do Conselho Federal de Enfermagem.

Quanto às 30 horas da enfermagem, Expedito Junior esclareceu que é uma proposta histórica que exigirá do governador sensibilidade para implementá-la. Ressaltou, por outro lado, que é uma reivindicação a ser colocada em prática no decorrer dos quatro anos.

“Não vou prometer o que não é possível cumprir. Tanto as reivindicações dos médicos quanto as da enfermagem são factíveis, mas precisaremos construir estas implementações no decorrer do mandato com muita transparência e diálogo”, concluiu.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS