close
logorovivo2

Consenso em torno do Código Florestal está cada vez mais próximo, diz Moreira Mendes

Consenso em torno do Código Florestal está cada vez mais próximo, diz Moreira Mendes

DA REDAÇÃO

18 de Abril de 2011 às 09:40

Consenso em torno do Código Florestal está cada vez mais próximo, diz Moreira Mendes

FOTO: (Divulgação)

 Um consenso para a aprovação do novo Código Florestal no Congresso Nacional parece cada vez mais próximo. O sinal mais positivo nesse sentido foi dado pelo presidente da República em exercício Michel Temer, que reuniu recentemente no Palácio do Planalto as lideranças ambientalistas e do setor produtivo de alimentos para discutir os pontos divergentes e propor alternativas ao texto do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

 

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, foi um dos convidados para a reunião, e considerou o encontro bastante positivo. “O vice-presidente Michel Temer demonstrou claramente que esta é uma manifesta do governo, de entrar na discussão do novo Código Florestal. Tivemos uma conversa franca e aberta, e chegamos à conclusão de que os pontos de divergência hoje são muito poucos, menos de 3% do total do texto do deputado Aldo rebelo. Isso é um ponto muito positivo”, declarou.

 

Moreira Mendes afirmou ainda que a bancada produtora de alimentos cobrou uma posição firme do governo federal para que a base aliada faça um grande esforço para votar a matéria no Plenário da Câmara. “Nós nunca tivemos a vaidade de dizer que o texto está pronto. Sempre tivemos ouvidos para ouvir o outro lado. Tudo que vier para aperfeiçoar, nós estaremos ajustando ao texto do relator. Sem dúvida, a participação do governo vai ajudar muito, porque o governo já determinou aos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário que encontrem um uma solução para o problema”.

 

Código rondoniense

O deputado disse que vê com bons olhos a iniciativa da Assembleia Legislativa de Rondônia de propor a criação de um código ambiental estadual. “A nossa Assembleia está de parabéns. Tem que enfrentar mesmo essa questão. E onde eu puder contribuir, estarei à disposição para ajudar na construção desse código ambiental, porque ele é mais amplo até que as proposta de um código florestal”, frisou. Para Segundo ele, é inadmissível que apenas uma lei federal regule a questão ambiental num país tão grande como o Brasil. “A Assembleia está cumprindo seu papel, não só porque está na Constituição, de forma muito clara, que a legislação ambiental é concorrente entre União, Estados e Municípios, mas porque tem dado uma demonstração verdadeiramente ativa de que quer participar do processo. A Assembleia está sintonizada com este problema do produtor e quer ajudar a encontrar uma solução”.

 

Páscoa

Moreira Mendes deixou uma mensagem especial aos rondonienses pela passagem da Semana Santa e da Páscoa. “Páscoa lembra a ressurreição. É sempre um motivo de renovação, de reflexão, de projetar algo mais positivo, mais cristão, mais família. Quero aproveitar para desejar a todos os rondonienses uma feliz Páscoa. Que todos tenham muita alegria junto de suas famílias, e comemorem em Cristo esse momento tão importante da vida”.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS