EXCLUSIVO: Latam é a mais pontual de Porto Velho nos últimos 12 meses, diz pesquisa

Pesquisa enviada com exclusividade ao Rondoniaovivo destaca que companhia tem mais de 85% de pontualidade nos voos

EXCLUSIVO: Latam é a mais pontual de Porto Velho nos últimos 12 meses, diz pesquisa

Foto: Companhia teve 86,56% de pontualidade nos voos operados com destino a Porto Velho entre setembro de 2022 e agosto de 2023 - Divulgação/Latam

A Latam enviou de forma exclusiva ao Rondoniaovivo, um estudo feito pela Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, entre setembro de 2022 e agosto deste ano, que aponta que a Latam foi a companhia a mais pontual do aeroporto de Porto Velho.

 

De acordo com a pesquisa, 86,56% dos voos da empresa com destino à capital de Rondônia pousaram dentro do horário programado. Para medir o indicador de OTP (On-time Performance), a Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o esperado).

 

O aeroporto de Porto Velho é conectado pela Latam com voos diretos para os seus principais hubs (centros de conexão) no Brasil: os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (6 voos semanais) e Brasília (14 voos semanais).

 

A partir destas rotas, os rondonienses podem se conectar em voos da Latam para outros 52 destinos no Brasil e 90 no exterior. Em 2023, a companhia planeja operar mais de 1,1 mil voos no aeroporto da capital de Rondônia, considerando pousos e decolagens.

 

Trabalho

 

A companhia aérea ainda ressalta ao jornal eletrônico, que tem investido desde 2021 para ampliar a sua conectividade de forma sustentável e voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil.

 

Desde 2021, a Latam abriu pelo menos 11 novos destinos regionais no País: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS).

 

Em paralelo, ampliou neste ano o seu acordo de codeshare (acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda) com a Voepass para oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.

 

Já no mercado internacional, a Latam é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos para 90 destinos diretos e indiretos no exterior. Em 2023, a Latam já inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, Guarulhos-Los Angeles, Santiago-Melbourne, Lima-Caracas e Guarulhos-Joanesburgo. Agora, prepara a estreia dos voos Belo Horizonte-Santiago, Florianópolis-Santiago, Lima-Aruba, Lima-Havana e Lima-Atlanta.

 

Como consequência, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a Latam lidera o setor aéreo brasileiro doméstico e internacional desde 2021.

 

A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no Brasil, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

 

Companhia planeja operar mais de 1,1 mil voos em 2023 (ida e volta) ligando Porto Velho aos seus dois principais hubs (centros de conexões) do Brasil, em São Paulo/Guarulhos e Brasília - Foto: Divulgação/Latam

 

Pontualidade

 

A Latam ainda revelou ao Rondoniaovivo que o índice de 86,56% de pontualidade alcançado no aeroporto de Porto Velho entre setembro de 2022 e agosto de 2023 é resultado do contínuo trabalho para aumentar a sua eficiência operacional e, assim, oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas em cinco frentes:

 

- AMPLA CONECTIVIDADE: A Latam acredita que a base da pontualidade dos voos nasce com o planejamento de uma malha aérea doméstica e internacional que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.

 

- FROTA EFICIENTE: O grupo Latam investe na renovação por uma frota mais eficiente e iniciou 2023 com 16 aeronaves Airbus A320neo em operação. O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década.

 

Somente neste ano, a companhia deve receber mais 15 aeronaves Airbus, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela Latam Brasil. O modelo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade.

 

Atualmente, o grupo Latam busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.

 

- TRIPULAÇÃO BEM PLANEJADA: Outro fator importante que é levado em consideração pela Latam Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo.

 

- OPERAÇÕES DE SOLO E MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA: A Latam também tem otimizado a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos.

 

A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E tem reforçado também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação.

 

Além disso, a Latam usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos.

 

Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves. Como resultado, a Latam tem reduzido de forma considerável o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil.

 

Nos aeroportos, a companhia tem revisado diversos processos internos e intensificado o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais.

 

EXPERIÊNCIA DIGITAL: A Latam tem buscado transformar a jornada do cliente para que a sua viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira Transformação Digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços.

 

Uma das principais inovações exclusivas da Latam é o Check-in Automático, já utilizado por 80% dos passageiros da empresa no Brasil - na prática, os clientes não precisam mais fazer check-in presencial ou online e já recebem automaticamente o seu cartão de embarque virtual.

 

Outras inovações da Latam são a sua carteira virtual Latam Wallet, o atendimento personalizado por WhatsApp para clientes de categorias elite do programa Latam Pass, processos de reembolsos e compensações mais rápidos e simples com a funcionalidade cash out da Latam Wallet, uma nova plataforma para resgates de produtos do varejo, além do Despacho de Bagagem Express que reduz em até 50% o tempo nas filas, instalado em 9 aeroportos com operações da empresa no Brasil.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Latam Brasil

Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS