INSS: Confúcio Moura cobra soluções sobre situação das perícias médicas em Rondônia

Momentaneamente o INSS disse que irá requisitar peritos para atender a demanda reprimida

INSS: Confúcio Moura cobra soluções sobre situação das perícias médicas em Rondônia

Foto: Divulgação

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) cobrou soluções urgentes do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, sobre a demora na realização de perícias médicas por acidentes de trabalho ou doenças no Estado de Rondônia.
 
 
De acordo com o senador, a reclamação é geral. Segundo ele, muita gente adoece ou sofre um acidente e não consegue agendar uma consulta com o perito do INSS, e fica até quase dois anos sem receber o benefício que lhe é de direito.
 
 
“Uma situação dramática. E aqui nós temos recebido reclamações de Vilhena, de Alto Paraíso, de Ariquemes, de várias cidades”, explicou.
 
 
Confúcio Moura afirmou que essa reunião com o gestor do INSS foi justamente para denunciar a situação e buscar alternativas para atender a população necessitada.
 
 
O parlamentar disse que há várias cidades em Rondônia que possuem superintendências do INSS, no entanto não há perito. Para o senador, a situação é extremante grave. “As pessoas têm que ir a Porto Velho pra agendar, demora demais, gasta dinheiro, enrola. É lamentável”, asseverou
 
 
O senador apresentou uma sugestão para a contratação de serviços de terceiros ao INSS. “Assim como o judiciário tem peritos contratados, eles não são funcionários. Empresas privadas que prestem serviço pericial. Isso é muito importante.
 
 
Já a questão de concurso público e o credenciamento, isso está muito difícil por causa da situação do Brasil”, explicou.
 
 
O presidente do INSS disse também que o órgão está iniciando hoje um projeto piloto para a realização de perícia médica por telemedicina: credenciar os municípios, e um perito de São Paulo, por exemplo, ou de outro lugar, realizaria a consulta a distância para avaliar e apresentar os laudos e as licenças necessárias para pagar o beneficiário.
 
 
Outra sugestão de José Carlos Oliveira seria o atendimento pontual para amenizar a situação de momento em Rondônia. Um ou dois médicos seriam deslocados, por um mês, para ficar em Ariquemes, Vilhena, e assim atender toda a demanda reprimida que existe na atual circunstância.
 
 
Ao final da reunião, o senador agradeceu a atenção do presidente do órgão e enfatizou que irá fazer as indicações via Plenário do Senado para que as providências sejam tomadas. 
 
 
“Eu já tenho como dar umas respostas às pessoas aflitas que estão solicitando as perícias médicas”, pontuou.
 
 
Participaram também da reunião a assessora parlamentar Elizete Lionel e a coordenadora-geral de Reconhecimento de Direitos da Diretoria de Benefícios do INSS, Márcia Donata Câmara.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS