PERIGO: Pesquisa da UNIR aponta contaminação de todos os poços de Buritis

Na cidade existe tratamento e distribuição de água, mas cerca de 60% da população não utiliza serviço

PERIGO: Pesquisa da UNIR aponta contaminação de todos os poços de Buritis

Foto: Divulgação/UNIR

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) investigou amostras de água de 40 poços localizados em Buritis.

 

Os resultados revelaram que 98% dos poços analisados estavam contaminados por coliformes fecais. Surpreendentemente, todos os bairros da cidade foram afetados pela contaminação dos poços.

 

A coordenadora do estudo, Gisele Teixeira, ressaltou que “a falta de um sistema adequado de saneamento básico contribui significativamente para essa contaminação, já que as fossas se encontram próximas aos poços. Portanto, era esperado um alto índice de contaminação”.

 

Embora Buritis disponha de tratamento e distribuição de água, aproximadamente 60% da população opta por não utilizar esse serviço, preferindo abastecer-se por meio de poços residenciais.

 

A análise realizada abrangeu três poços e uma rede de abastecimento público em cada bairro, todos revelando contaminação.

 

A pesquisa evidenciou que a água fornecida pela rede pública estava dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, porém a maioria dos poços estava imprópria para consumo devido à contaminação por coliformes totais e Escherichia coli, indicativos de contaminação fecal.

 

Análise em laboratório das amostras coletadas em Buritis - Foto: Divulgação/UNIR

 

Mesmo com a tentativa da população de tratar a água dos poços com cloro, esse método se mostrou insuficiente para eliminar a contaminação.

 

Além disso, estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes, que utilizam água em seus processos de produção, também foram afetados pela contaminação.

 

A pesquisa ressalta que o consumo de água ou alimentos contaminados pode acarretar uma série de doenças, incluindo diarreias, disenterias, hepatites e cólera.

 

Portanto, é crucial que medidas sejam tomadas pelas autoridades para conscientizar a população sobre a importância de adquirir água de qualidade e garantir o acesso a sistemas de saneamento adequados.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS