EM 2024: Primeira morte em RO por dengue é confirmada pelo Ministério da Saúde

Idosa que morreu pela doença era moradora de Espigão d’Oeste e 40 cidades do estado estão em surto

EM 2024: Primeira morte em RO por dengue é confirmada pelo Ministério da Saúde

Foto: José Gadelha/Fiocruz - Rondônia

O Ministério da Saúde oficializou a primeira morte por dengue em Rondônia em 2024. A pessoa falecida é uma mulher idosa que residia em Espigão d'Oeste, conforme detalhes fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde da região.

 

Conforme relatos da Prefeitura de Espigão d'Oeste, a paciente deu entrada no Hospital Municipal no final de janeiro, apresentando sintomas característicos da dengue, e o teste confirmou a doença.

 

Posteriormente, o estado de saúde da idosa se deteriorou, levando à sua internação no hospital local, enquanto aguardava transferência para outra unidade de saúde. Ela foi então transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular de Ji-Paraná, onde morreu.

 

Apesar da confirmação da morte pelo Ministério da Saúde, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) está conduzindo uma investigação sobre o caso.

 

Surto

 

Atualmente, aproximadamente 40 municípios do estado, incluindo Espigão d'Oeste e Ji-Paraná, estão enfrentando um surto de dengue, conforme indicado pelo mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Agevisa. Além disso, outras 10 cidades estão em estado de alerta.

 

Até o dia 26 de janeiro deste ano, os casos confirmados incluíam:

 

276 casos de dengue,

 

1 caso de Chikungunya e

 

1 de Zika Vírus.

 

Sintomas

 

Os sintomas comuns da dengue incluem febre alta, variando de 39 °C a 40 °C, que surge de forma súbita, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e articulares, dor nos olhos, falta de apetite e erupções cutâneas vermelhas pelo corpo.

 

Segundo informações do Ministério da Saúde, a dengue pode se manifestar de forma assintomática ou leve. No entanto, a forma grave da doença pode incluir sintomas como dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento nas mucosas.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS