DESLEIXO: População de Guajará-Mirim denuncia abandono de ponto turístico histórico

Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré está tomada pela ferrugem e mato

Bem em frente ao Porto de Guajará-Mirim, famoso pelo embarque e desembarque para quem vai fazer compras na cidade boliviana de Guayaramerin, está um importante pedaço da história rondoniense.

Porém, segundo a população da “Pérola do Mamoré”, a antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), que deveria ser um museu, está abandonada, sendo tomada pelo mato e ferrugem.

 

Telhado da antiga estação está apodrecendo e caindo - Foto: Reprodução de vídeo

 

“Essa aqui é uma peça [aponta a câmera para uma locomotiva] importante que fez esse estado pujante se desenvolver. Meu objetivo seria entrar nesse museu, que deveria ser preservado para preservar a história do nosso estado, mas infelizmente está em ruínas. Muitas peças estão aí dentro, se é que estão [...] Praça completamente abandonada. Está em ruínas”, lamentou um homem responsável pelo Canal Ponta do Abunã, que gravou um vídeo divulgado nas redes sociais.

 

Ele completa: “Pela placa que está aqui, a Prefeitura de Guajará-Mirim que é responsável por isso aqui. Deixando apodrecer a preservação da nossa história. O acervo está abandonado [enquanto aponta a câmera por uma janela]”.

 

Acervo de artesanato e peças arqueológicas estão trancados no museu, esquecido pela Prefeitura de Guajará-Mirim - Foto: Reprodução de vídeo

 

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS