BALANÇO: Energisa recupera mais de 74 milhões de kWh de energia elétrica furtada em 2023

Energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 240 mil residências durante um ano

BALANÇO: Energisa recupera mais de 74 milhões de kWh de energia elétrica furtada em 2023

Foto: assessoria

A Energisa recuperou, ao longo do ano de 2023, mais de 74 milhões de kWh de energia que foram desviados irregularmente. As ações de recuperação se concentraram em 52 municípios da região, onde foram realizadas mais de 154 mil inspeções e encontradas cerca de 53 mil irregularidades ligadas ao furto de energia.
 
Segundo o gerente de Medição e Combate às Perdas da Energisa Rondônia, Carlos Augusto Finco, o total de energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 240 mil residências durante um ano. Os prejuízos com o furto de energia ultrapassam R$ 586 milhões, sem contar mais de R$ 130 milhões de impostos não arrecadados.
 
Carlos ressalta que o furto de energia é uma prática que coloca em risco a segurança do sistema elétrico e da comunidade. Mesmo diante dos riscos de acidentes e sendo considerado um crime previsto no Código Penal, algumas pessoas continuam arriscando a própria vida e da comunidade ao redor para fazer uma ligação direta na rede da Energisa ou manipular um medidor de energia. Além do impacto à segurança essa conduta onera o bolso das pessoas que pagam suas contas em dia, uma vez que a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes.
 
A empresa tem investido em sistemas inteligentes e equipes especializadas para potencializar a identificação de furto de energia. No entanto, Carlos enfatiza que é fundamental a colaboração da comunidade para denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica. As denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima pelo 190 da Polícia Militar ou pelos canais de atendimento da Energisa:
 
 
Aplicativo Energisa On – Que pode ser baixado nas lojas de aplicativos do celular
 
Call Center: 0800 647 0120
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS