DESCASO: População lamenta que posto de saúde de Abunã esteja abandonado

Uma reforma começou em agosto de 2020 e era para terminar em dezembro do mesmo ano, deixou a unidade de saúde em ruínas até hoje

Os moradores do distrito de Abunã, pertencente a Porto Velho, estão revoltados com a situação do Posto de Saúde local. Eles fizeram um vídeo mostrando a situação de total abandono.
 
Nas imagens é mostrada uma placa afixada no local informando sobre a reforma da Unidade Básica da Família de Abunã, que teria iniciado em 10 de agosto de 2020 e com previsão de conclusão em 10 de dezembro do mesmo ano.
 
 
Mas em pleno fevereiro de 2022, as obras estão abandonadas, o mato tomou conta do local e não há qualquer sinal de que os trabalhos de reforma retornem ao local. O valor total dos serviços estava orçado em R$ 265.938,41. A empresa responsável era a Candiru Construções e Comércio.
 
Uma placa sobre a reforma informa que os gastos com a obra seriam de R$265.938,41 e terminariam em 4 meses, o que não ocorreu
 
O autor do vídeo informa que a estrutura e a equipe de funcionários da unidade de saúde, devido a reforma, foram deslocados para uma casa em um frigorífico da região, enquanto a obra estava acontecendo. “Os comentários que temos ouvido aqui, é de que já vão sair de lá para uma outra casa”, disse.
 
Sofrimento
 
Uma moradora do distrito de Abunã, também lamenta que o posto de saúde não esteja funcionando no local onde sempre funcionou. Para ela, todos padecem com essa situação no distrito.
 
“A população sofre. Antes, o posto ficou na escola, enquanto as aulas estavam remotas. Mas, com a volta das aulas presenciais, no ano passado, tiveram que sair da escola. Foi para uma salinha no frigorifico. Se a imprensa e população não se mobilizarem, creio que nem esse ano vão concluir a obra. Na placa tem o valor e nem sabemos para onde foi esse dinheiro”, lamentou.
 
Hoje o posto de saúde de Abunã se encontra em ruínas so restando as paredes em pé
 
Ela alertou que o local onde está a unidade de saúde, além de ter pouco espaço é perigoso para todos, especialmente, nesse momento de pandemia e com aumento dos casos de contaminação.
 
“Onde os servidores estão trabalhando agora é pequeno e coloca em risco a saúde de todos. Tanto que a diretora e o único técnico de enfermagem de Abunã, pegaram com covid”, contou.
 
 
Semusa
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) enviou uma nota ao Rondoniaovivo informando que a reforma do posto de saúde será retomada ainda em fevereiro e com previsão de conclusão em junho de 2022.
 
Veja a nota da Semusa
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), neste momento a obra está paralisada. Tendo em vista as demandas decorrentes da pandemia e a necessidade de modificação dos projetos licitados, a burocracia para alteração dos projetos e captação de recursos adicionais houve demora, pois a Semusa estava priorizando os recursos para o combate da pandemia de covid-19.
 
No entanto, o processo já está ativado e as tratativas com a empresa contratada estão em andamento para o retorno da obra ainda neste mês de fevereiro.
A previsão para a conclusão dos serviços é a primeira quinzena de junho. 
 
Há, entretanto, problemas de valores de materiais por causa da inflação. Mas já estão em andamento tratativas entre o setor jurídico da secretaria e a empresa contratada para execução da obra.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS