PISCICULTURA: Investimento reflete na procura internacional pelo Tambaqui rondoniense

O Governo do Estado dobrou a aposta na oportunidade e fortalece o Tambaqui rondoniense ao mercado internacional com as possibilidades gastronômicas que o produto oferece

PISCICULTURA: Investimento reflete na procura internacional pelo Tambaqui rondoniense

Foto: Assessoria

A economia da região do Vale do Jamari vive a expectativa de maior crescimento com novo avanço da piscicultura do Estado que está sendo amplamente divulgada pelo Governo de Rondônia durante a realização da Seafood/Boston, evento que acontece nos Estados Unidos da América, que reúne os maiores especialistas em peixes de todo o mercado internacional.
 
O Governo do Estado dobrou a aposta na oportunidade e fortalece o Tambaqui rondoniense ao mercado internacional com as possibilidades gastronômicas que o produto oferece. Países como Israel e os EUA já demonstraram interesse em mais esta linha comercial com o Brasil e quem ganha muito com isso é o Estado de Rondônia, que se torna referência produtiva em mais um segmento alimentício. 
 
 
Com novas oportunidades, o Vale do Jamari ganha mais importância socioeconômica para Rondônia porque é referência estadual na criação de peixes em cativeiro, notadamente o Tambaqui, que é um pescado nativo e que se comporta muito bem em tanques artificiais, tornando a produção mais equilibrada e eficiente para o mercado. 
 
Em uma segunda linha de trabalho, o Governo de Rondônia intensificou seus investimentos na região para construir pontes de concreto, estabelecer manutenções periódicas de estradas estaduais a fim de colaborar com os produtores, garantindo escoamento seguro de produção e melhorando as rotas comerciais do Estado.
 
 
O Governo do Estado também oferece por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (IDEP) cursos gratuitos de capacitação em piscicultura e frigorífico, de modo que com mais demanda, o mercado rondoniense tenha condições estratégicas para atender o volume de compra. 
 
Todo trabalho que Rondônia faz neste sentido tem surtindo resultados importantes que mostram que o Estado está no caminho certo no que diz respeito ao incentivo à produção de pescado. O “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”, aponta que Rondônia é o Estado da região Norte com o maior volume de produção de peixes, ficando em 3° lugar no ranking nacional. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) mostram que o Estado produziu 57,2 mil toneladas de peixes no ano passado e com a abertura de novos mercados. 
 
 
SEAFOOD/BOSTON
 
A Seafood/Boston é uma das feiras mais importantes do mundo em se tratando de comércio de peixes. O Governo de Rondônia instalou um stand no evento e levou 80 kg de Tambaqui que foram preparados das mais variadas maneiras e servidos a investidores na condição de argumento para convencê-los que a carne do pescado possui condições para compor o cardápio internacional.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS