UNIR: Pesquisador lança livro que aborda o equilíbrio entre a política e a religião

Segundo os autores, o estudo investiga como a tolerância conseguirá contribuir para a estabilização e harmonia social

UNIR:  Pesquisador lança livro que aborda o equilíbrio entre a política e a religião

Foto: Divulgação

O professor Márcio de Lima Pacheco, do Departamento de Filosofia (Dfil), da Universidade Federal de Rondônia (Unir) no Campus de Porto Velho, em coautoria com professor Ronaldo Cândido dos Santos, mestre em Filosofia pela Unir, realizaram recentemente o lançamento do livro “A tolerância em Locke como fator de equilíbrio entre a política e a religião”.

 

A obra é parte de um processo de investigação de 2019-2023 do projeto de pesquisa “Uma análise dos governos contemporâneos a partir de Locke, realizada no Mestrado de Filosofia da Unir”.

 

O livro propõe reflexão sobre o papel da tolerância no contexto da filosofia política moderna, especialmente na relação entre política e religião à luz do pensamento de John Locke.



Tolerância

 

Segundo os autores, o estudo investiga como a tolerância conseguirá contribuir para a estabilização e harmonia social em um quadro de quebra da unidade política e religiosa existente até então na Idade Moderna, especificamente na Inglaterra, e se as projeções, no contexto sócio constitucional do Brasil, em relação ao pensamento de Locke ou suas ideias, foram ou não superadas.

 

 A justificativa da concretização da presente pesquisa reside no valor que a tolerância tem para estabelecer um diálogo em um ambiente que se pretende democrático e a importância do modo como ela foi abordada nos séculos XVII e XVIII na Inglaterra.

 

Editora


O livro é da Editora Fi, que publica produções acadêmicas/científicas relevantes de maneira gratuita, e pode ser acessado neste link.


A obra conta com prefácio da professora Lourdes Ortiz, da Universidad Autonoma de Zaratecas, do México, e do professor Francisco de Assis Costa da Silva (UERN).

 

De acordo com o professor Francisco de Assis, “É importante ressaltar a contribuição que esses dois pesquisadores dão à Filosofia Política ao expor o pensamento de Locke sobre o tema que elenca a capa desse livro”.

 

Para o professor “Não se trata apenas de mais um escrito. Mas, mostra como a tolerância é um fator de equilíbrio entre política e religião em um mundo marcado pela intolerância em todos os sentidos. Trata-se de um incentivo, também, à leitura para aqueles que ingressam nas trincheiras da filosofia”.
 

FONTE: Comunicação/Unir

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS