FUNDAÇÃO PALMARES: Serão premiadas iniciativas gastronômicas da cultura Quilombola

Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de setembro

FUNDAÇÃO PALMARES: Serão premiadas iniciativas gastronômicas da cultura Quilombola

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o edital "Sabores e Saberes da Gastronomia Quilombola", com o objetivo de fortalecer as práticas culinárias das comunidades remanescentes de quilombos, valorizar e dar visibilidade à saberes e costumes gastronômicos e mapear as experiências do fazer das comunidades quilombolas. O valor da premiação para os 50 vencedores será de 20 mil reais bruto. Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de setembro. A atividade é promovida pela Fundação Palmares.

 

O foco principal do edital vai além de registro e mapeamento de produtos realizados por essas comunidades, trata-se de ação inserida no escopo da Economia Criativa. Os candidatos devem se inscrever e passar por etapas de habilitação e avaliação das iniciativas para classificação e premiação. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo Formulário do Google Forms, por meio do link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/14WEN4FS7i9n6hQQnI-YwI50f2W4f7_9dCWjFfdl2bGs/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true

 

O edital irá proporcionar e evidenciar nos sabores e saberes gastronômicos dos quilombos, protagonizando a construção de seus costumes para com os processos criativos alimentares, com técnicas tradicionais como parte da manifestação cultural local, agregando valores para geração de renda.

 

Quem pode participar

 

Poderão participar pessoas físicas, brasileiros natos, maiores de 18 (dezoito) anos, desde que pertencentes (membros) a comunidade remanescente de quilombo devidamente certificada pela Fundação Cultural Palmares, residente ou não na comunidade. Os candidatos deverão observar as vedações contidas no item 12 do Edital.

 

Benefícios diretos e indiretos

 

Os benefícios diretos são: identificação das comunidades quilombolas, com potencialidade para desenvolver negócios no âmbito da culinária; Fomento à culinária quilombola de forma capilarizada em todo o território brasileiro; Coleta de dados de altíssima relevância sobre as comunidades remanescentes de quilombos, suas peculiaridades, para especializar nossas ações finalísticas futuras, através de informações que subsidiem a tomada de decisão.

 

Já os benefícios indiretos são: Materializar a missão da FCP de forma organizada, previsível, transparente e continuada; fortalecer a cultura de editais de premiação no âmbito da instituição.

 

Como devem ser as inscrições

 

Cada candidato poderá apresentar somente 1 (um) vídeo. Na hipótese de haver mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada a última inscrição enviada.

 

Caso seja detectada a inscrição da mesma iniciativa por candidatos diferentes, todas serão eliminadas em qualquer fase.

 

Será permitida a apresentação de mais de um vídeo da mesma comunidade remanescente de quilombo, desde que produzido por pessoas diferentes e com conteúdo diferente, que não apresentem elementos de plágio, total ou parcial.

 

No formulário de inscrição, especificamente no item que trata sobre informações sobre a iniciativa cultural culinária, o candidato deverá descrever sobre o vídeo apresentado e informações complementares como: formas de fazer, alimento utilizado e quantidade de ingredientes; utensílios usados e material utilizado; caso a produção dos alimentos seja de a comunidade especificar quais, apresentar as técnicas de produção; e informações sobre a história e a importância para a cultura quilombola e o resgate cultural, entre outros aspectos.

 

O candidato não deve se identificar na descrição da iniciativa durante a produção do vídeo, sob pena de desclassificação na fase de habilitação

 

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo Formulário do Google Forms, por meio do link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/14WEN4FS7i9n6hQQnI-YwI50f2W4f7_9dCWjFfdl2bGs/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true

 

Para o esclarecimento de todas as dúvidas, leia atentamente o edital.

 

- EDITAL

- ANEXO I - CRONOGRAMA

- CONTRATO DE CESSÃO E LICENÇA DE DIREITOS AUTORAIS

- COMO FAZER O VÍDEO

- TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

 

Fonte: Fundação Palmares

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS