HABITAÇÃO: Linha de crédito beneficia agricultores familiares na construção de imóvel rural

Através do Pronaf Mais Alimento, produtores rurais estão conseguindo construir suas casas.

HABITAÇÃO: Linha de crédito beneficia agricultores familiares na construção de imóvel rural

Foto: Divulgação

O sonho de construir ou reformar o imóvel está se tornando realidade para produtores rurais de São Felipe do Oeste. Com recursos oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ficou mais fácil financiar e garantir moradia de qualidade para toda a família.
 
 
A parceria entre o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), e instituição financeira a na elaboração de projetos e liberação de recursos para investimento na agricultura vem de longa data, mas somente produzir não basta para que às famílias rurais mantenham seu bem estar e estabilidade para a vida no campo. É preciso garantir-lhe, além do sustento, condições necessárias para uma vida feliz e saudável.
 
 
 
Parceria viabiliza construção de imóvel rural.
 
 
A retomada de investimentos em habitação rural por uma instituição financeira através da linha de crédito Pronaf Mais Alimento, tem proporcionado aos produtores rurais assistidos pela Emater-RO, condições de reformarem ou construírem suas casas, trazendo mais segurança às famílias.
 
 
Em São Felipe do Oeste, o produtor Ataíde de Oliveira, morador da Linha FA 01 já recebia atendimento da equipe técnica da Emater-RO nas suas atividades agropecuárias, tendo iniciado seus trabalhos na cultura do café por meio do programa de distribuição de mudas, do Governo Estadual.
 
 
Atuando também na pecuária de leite, Ataíde buscou junto aos técnicos da Emater-RO orientação para adquirir crédito para construir sua casa de alvenaria.
 
 
“Com menos de 30 dias após a confecção do projeto da Emater, a instituição financeira aprovou o projeto e o produtor de início à construção de sua residência”, conta Manoel Eugênio da Silva, extensionista da Emater-RO no escritório de São Felipe do Oeste.
 
 
Ataíde afirmou que agradeceu a Deus todos os dias por conseguir fazer sua casa, complementando que também fez um curral e uma cerca. “Era um sonho que eu tinha de tirar o leite debaixo de um barracão e agora, mesmo chovendo, vou lá e tiro o leite”
 
 
Para liberação do financiamento para habitação através do Pronaf Mais Alimento, o produtor rural deve apresentar a planta baixa, que deverá ser feita por um engenheiro civil, e documentos do imóvel rural para que os técnicos da Emater-RO possam elaborar o projeto.
 
 
O limite do crédito atual é de 60 mil reais para construção de no máximo 60 m², com juros de 4,5%/ano, carência de até três anos e pagamento em sete parcelas, o que totaliza dez anos para pagar.
 
 
“Também temos um grande apoio pela Prefeitura de São Felipe do Oeste no transporte de materiais de construção e terraplanagem do local de construção da residência”, explica Manoel.
 
 
Produtor sonhava em construir sua casa de alvenaria.
 
 
Além de Ataíde, outros dois produtores foram beneficiados com recursos do Pronaf Mais Alimento para construção de suas residências: Francisco Elias Neto, morador da Linha Projetada, e Valdir Correia Cardoso, na Linha 33, ambos também de São Felipe do Oeste.
 
 
Cardoso conta que começou a plantar sua lavoura de café incentivado pelos extensionistas da Emater-RO. “Eu não tinha condições de plantar, então o técnico me falou do financiamento, 16 mil reais, onde eu iria pagar menos do que estava gastando durante o ano”.
 
 
Com isso ele conseguiu comprar mudas, plantou mais 3.500 pés de café, aumentando depois sete mil pés, também conseguiu comprar a bomba, encanamento e fios para irrigar sua lavoura.
 
 
Estabilizado na produção do café, ficou sabendo que poderia adquirir um financiamento para construir sua casa de alvenaria e aproveitou a oportunidade. “Se não fosse a Emater, hoje eu não teria casa”, diz com orgulho.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS