close
logorovivo2

MP realiza inspeções para verificar condições de funcionamento de escolas e posto de saúde em Jorge Teixeira

MP realiza inspeções para verificar condições de funcionamento de escolas e posto de saúde em Jorge Teixeira

DA REDAÇÃO

31 de Maio de 2012 às 14:33

MP realiza inspeções para verificar condições de funcionamento de escolas e posto de saúde em Jorge Teixeira

FOTO: (Divulgação)

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Jaru, realizou no dia 25 de maio inspeções em escolas da rede municipal e estadual de ensino e postos de saúde no município de Governador Jorge Teixeira. Na visita à Escola Municipal Graciliano Ramos, localizada na Linha 619, Km 12, zona rural do município, a Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva constatou as precárias condições de funcionamento da unidade de ensino, construída em madeira e de forma que não há circulação de ar, causando calor intenso aos professores e alunos.
A situação se agrava porque os ventiladores instalados nas salas de aula não funcionam. A escola também se apresentava bastante suja e com banheiros sem higiene. A diretora da escola informou que há previsão de fornecimento de novos ventiladores e revisão da parte elétrica e, após a conclusão da ampliação da escola, serão construídas duas salas, banheiros e refeitório com cozinha.
Na Escola Estadual Cláudio Manoel da costa, localizada na avenida principal do município, foi constatada a normalização do fornecimento de merenda na escola. A sala de informática, no entanto, está desativada com diversos computadores, instalados há cerca de quatro anos, nunca foram utilizados, pois as instalações elétricas não suportam fornecer eletricidade para os computadores.
Na escola Municipal Euclides Severo da Silva, localizada na zona rural, foi observado que a estrutura física não é suficiente para atender a demanda, pois havia uma turma tendo aula no pátio e há três turmas que assistem aulas em salas improvisadas em madeira na parte externa da escola. Também há problemas com a fossa séptica, que cedeu e entupiu a tubulação e, desde então, toda água, inclusive dos banheiros, está transbordando nos fundos da escola.
Posto de Saúde
A Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva também realizou uma visita ao posto de saúde localizado no Distrito de Colina Verde, no município de Governo Jorge Teixeira, que apresenta vários problemas como condições inadequadas de funcionamento da sala de medicação, pois não possui ar-condicionado, permanecendo com janelas abertas para ter ventilação. O armário onde são guardados os medicamentos está com os vidros quebrados.
Não há sala para dentista e há atendimento médico somente dois dias por semana. A Promotora de Justiça observou ainda que não há um controle eficaz da frequência dos servidores do posto. A ambulância utilizada para atender os pacientes que precisam ser transportados para o hospital da cidade encontra-se em estado precário e vem sendo utilizada para transporte de materiais diversos.
 
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS