close
logorovivo2

#FLORESTASECLIMA: Viveiro Cidadão e projetos promoverão plantio simbólico em todo o Brasil

Essa iniciativa faz parte de uma ação em conjunto que é resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras

ASSESSORIA

18 de Março de 2019 às 10:52

#FLORESTASECLIMA: Viveiro Cidadão e projetos promoverão plantio simbólico em todo o Brasil

FOTO: (Divulgação)

Em comemoração ao dia internacional das florestas, o projeto Viveiro Cidadão realizará nesta quinta-feira (21) uma atividade de educação ambiental, envolvendo cerca de trinta acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Campus Rolim de Moura.

 

Essa iniciativa faz parte de uma ação em conjunto que é resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras, da linha Florestas e Clima, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

A ação ocorrerá às 14h, na fazenda experimental da Universidade e contará com atividades que incluem um curso que será ministrado pelo professor das disciplinas de Sistemas Agroflorestais e Fruticultura da Unir, Dr. Emanuel Maia. Durante a ação os acadêmicos também serão orientados pela equipe técnica do Viveiro, com auxílio de viveiristas, para a realização de um plantio de 1.500 mudas em uma área de 2,5 hectares.

 

A fazenda experimental da universidade é utilizada para condução de trabalhos dos acadêmicos das ciências agrárias e, no futuro, poderá se tornar mais uma das unidades demonstrativas do Viveiro Cidadão. Para o plantio, serão utilizadas espécies diversificadas entre nativas e frutíferas, tornando a área produtiva e utilizável para as mais diversas disciplinas dos cursos, tanto para turmas atuais quanto para turmas ingressantes.

 

Os projetos que integram a linha florestas e clima são: Projetos Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (RS), De Olho na Água (CE), Florestas de Valor (PA), Guapiaçu Grande Vida (RJ), Verde Novo (MG e SP), Viveiro Cidadão (RO), Uruçu Capixaba (ES) e Semeando Água (SP).

 

O plantio simbólico de milhares de espécies arbóreas acontecerá em várias regiões do país na data em que se reforça a importância das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. O evento envolverá crianças, adolescentes, jovens, universitários, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e povos indígenas e visa sensibilizar as pessoas sobre a importância das florestas.

 

Os projetos envolvidos na ação acreditam que envolver as pessoas em ações como esta é fundamental para sensibilizá-las sobre a sua relação com a natureza e a importância da preservação e recuperação das florestas. 

 

Esta ação conta ainda com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima.

 

O Viveiro Cidadão é executado em uma das regiões mais desmatadas da Amazônia e desde setembro de 2017 está atuando na recuperação de 100 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Sistemas Produtivos Sustentáveis, em oito municípios do estado, onde já cadastrou mais de 300 proprietários rurais, entre agricultores familiares, mulheres do campo e jovens agricultores, realizando a distribuição de cerca de 450 mil mudas de diversas espécies frutíferas e florestais para estes beneficiários.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS