close

2020.1: Uniron realiza semana pedagógica e homenageia professores

Alguns professores e funcionários administrativos foram homenageados com placas de 5, 10 15 e 20 anos de atuação.

ASSESSORIA

11 de Fevereiro de 2020 às 16:06

2020.1: Uniron realiza semana pedagógica e homenageia professores

FOTO: (ASSESSORIA)

Com novos projetos e muitas novidades, a Semana Pedagógica realizada entre os dias 03 e 07 de fevereiro, na Uniron do Porto Velho Shopping, reuniu professores de todos os cursos da instituição. O evento semestral, promovido para capacitar e planejar atividades dos cursos, em sua primeira noite, homenageou docentes e funcionários administrativos com a entrega de placas de 5, 10, 15 e 20 anos de atuação na Faculdade.

 

Esse momento de reunir o corpo docente da Faculdade Uniron, objetiva o planejamento do semestre, além de oferecer capacitações aos docentes. Desta vez, as maiores novidades são a oferta de cursos EaD (Educação a Distância) e cursos Semipresenciais a partir deste ano.

 

Segundo o Núcleo Pedagógico da Uniron, o evento foi importante pela oportunidade dos professores se capacitarem, em temas atuais na docência (tecnologia, estilo Inep, orientação de TCC e planejamento). Uma das oficinas ofertadas foi sobre "O uso de TICs na educação: Conectando a realidade à prática docente", ministrada pelo Prof. Me. Jadiel Rodrigues da Silva.

 

 

 

 

 

De acordo com Priscila Menon, professora do curso de Fisioterapia, esse tema foi um meio de lhe motivar às inovações dentro de sala de aula. "Trouxe alternativas que tornam o que está sendo ensinado mais interessante e convida o acadêmico a interagir de forma mais ativa no processo do seu aprendizado", comenta Menon.

 

Com o tema: "Elaboração de Item-múltipla escolha e discursiva estilo Inep", a oficina ministrada pelo Prof. William Lima Barbosa, proporcionou o cuidado que os docentes devem ter ao desenvolver atividades disciplinares e avaliativas. De acordo com José Gadelha, professor de Jornalismo, que participou dessa capacitação, a oportunidade contribuiu para troca de experiências, assim também, por "receber instruções que serão extremamente úteis, na continuidade de nossas atividades em sala de aula, como no caso desta oficina de elaboração de Item", acrescenta Gadelha.

 

 

 

 

Segundo o professor dos cursos de Engenharias Henry Boero, a oficina que falou sobre o tema: "Planejamento de ensino e avaliação", ministrada pela Prof. Me. Maria Ângela Lima, demonstrou a importância que o planejamento traz na vida do docente e a integração ente os mesmos, pela busca de aperfeiçoar ainda mais o ensino. “As avaliações, sobre o ponto de vista da discussão efetivamente aplicada em sala de aula e seu alcance prático, é outro avanço, fazer com que o acadêmico fixe os conteúdos necessários para sua completa profissionalização”, acrescenta Boero.

 

 

 

 

Já para Elgislane Demétrio, professora de Psicologia da Uniron, que esteve na oficina de "Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC", ministrada pela Prof. Me. Chimene Kuhn Nobre, o tema tratado possibilita aos professores incutir nos acadêmicos o gosto pela produção em pesquisas de artigos e monografias e, além disso, fornece um conteúdo que acrescenta no conhecimento dos docentes. "Tudo isso só vem agregar mais valor a todos nós. A Faculdade Uniron, o corpo administrativo e a direção estão todos de parabéns", enaltece Demétrio.

 

 

 

 

 

Após as oficinas, que ocorreram no dia 04 de fevereiro, nos dias seguintes da Semana Pedagógica da Uniron os professores se reuniram, juntamente com a coordenação de seu curso, para realizarem os alinhamentos das atividades do semestre 2020.1.

 

 

Homenagens de 5, 10, 15 e 20 anos de atuação na Faculdade Uniron

 

Na primeira noite da Semana Pedagógica, no dia 03 de fevereiro, alguns docentes e funcionários administrativos foram homenageados com placas de 5, 10, 15 e 20 anos, pelos serviços prestados na Faculdade Uniron.

 

Para Severino da Costa, que é professor do curso de Administração, e que foi homenageado, recebendo a placa de 5 anos, o reconhecimento por esses anos lhe fez lembrar das vitórias e os desafios em ser educador. “Quando entrei na instituição, na minha primeira reunião fui apresentado e assisti a entrega de uma homenagem como esta. Aí, eu pensei, um dia eu chego lá", relembra Costa, quando chegou na Uniron.

 

Do mesmo modo, a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Prof. Me. Maria Ângela Lima, que também já recebeu a placa de 05 anos, ficou feliz pelo gesto de gratidão, ao receber agora a placa de 10 anos de Faculdade. "Como eu gosto do que faço, me sinto bem na Uniron, fui bem recebida, sou respeitada profissionalmente e pessoalmente, esta placa é uma confirmação dessa confiança e desse agradecimento que a instituição tem para comigo, e reforça o meu sentimento por ela", comenta Lima.

 

E sentimento de carinho e valorização profissional, foi o que marcou os 15 anos vivenciados na Uniron pelo professor de Administração Aparecido Claudio Scavassa. Ao receber a placa, ele se sentiu honrado por fazer parte da equipe de docentes da Faculdade, além disso, é grato pela acolhida durante estes anos que a instituição oferece a todos. "Temos um excelente ambiente de trabalho, o que nos permite darmos sempre o melhor em nossas aulas, visando a formação de pessoas preparadas no campo profissional, e, principalmente, seres humanos que possam ter uma convivência harmoniosa com todo ecossistema", comenta Scavassa, ao ser homenageado.

 

Já para Célia Maria, funcionária há 20 anos da instituição, se emocionou ao falar do período em que está trabalhando. “Aqui é a minha 2ª casa, e não tenho nem como se expressar, pois, eu gosto muito de trabalhar aqui. Vejo este lugar como se fosse uma terapia para minha vida, e todos nós fazemos nosso serviço unidos, verdadeiramente em equipe”, expressa Célia, ao receber a homenagem.

 

Além das pessoas citadas acima, outros professores e funcionários administrativos foram também lembrados pelos anos que colaboram com a instituição de ensino, envoltos pelo compromisso e dedicação da missão que a Uniron oferece na educação dos seus discentes. Outro ponto importante da Semana Pedagógica foi a apresentação de uma pesquisa científica sobre a "Síndrome de Burnout no Ensino Superior", pelas Enfermeiras Helaine Leal e Andressa Marques, que são egressas da instituição.

 

A Semana Pedagógica teve como objetivo de promover entre os docentes, a reflexão crítica da prática pedagógica, permitindo-lhes desenvolver competências necessárias em favor do trabalho educacional a ser realizado no semestre. Além disso, para a coordenadora do encontro, Prof. Mirian Cruz Amaro, a participação de todos e o interesse durante estes dias trouxeram benefícios à: "capacitação e atualização profissional, dando oportunidades, aos nossos docentes de aprofundar e/ou aperfeiçoar seus conhecimentos científicos para a instituição ao qual exercem o trabalho", explica Amaro.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS