close

ARQUITETURA E URBANISMO: Acadêmicos da Uniron realizam projeto disciplinar para entidade social

Atividade irá construir um espaço adaptado para pessoas com deficiência física e mental

ASSESSORIA

6 de Fevereiro de 2020 às 11:03

ARQUITETURA E URBANISMO: Acadêmicos da Uniron realizam projeto disciplinar para entidade social

FOTO: (ASSESSORIA)

Acadêmicos do 6º ao 10º Período do curso de Arquitetura e Urbanismo, estão realizando um projeto disciplinar de paisagismo para beneficiar a Casa Família Rosetta, uma entidade social da cidade de Porto Velho. A iniciativa, desenvolvida por professores e com participação dos estudantes do curso da Faculdade UNIRON, está sendo realizada desde segunda-feira na Oficina Maker, espaço acadêmico, localizado no Campus I (Mamoré).

 

Lá na oficina, o acadêmico que chega tem a oportunidade de aprimorar melhor os seus conhecimentos teóricos na prática, por isso, a importância desse projeto disciplinar. As principais atividades que estão sendo desenvolvidas, na realização desta intervenção paisagística são: análise de projeto e execução, verificação da adequação do trabalho, inspeção do material e acabamento. Com essas ações, os alunos pretendem criar um jardim sensorial, que será um ambiente harmonioso com intuito de trazer vantagens terapêuticas para adolescentes e jovens deficientes físicos e mentais.

 

 

Para Nathalia de Araújo Serra, acadêmica do 10º período de Arquitetura e Urbanismo, a reta final dos estudos vem lhe proporcionando descobertas, novas percepções e aperfeiçoando suas práticas para se sair bem no mercado de trabalho. “Esta atividade está também demonstrando a parceria entre os colegas de profissão, assim, podemos nos ajudar futuramente. Além disso, destaco a acessibilidade dos nossos professores, da instituição e dos alunos com este compromisso”, comenta Serra.

 

A disciplina Projeto de Paisagismo, do 8º Período de Arquitetura e Urbanismo, possibilita o estudante adquirir um novo olhar em relação ao espaço interno ou externo de determinado lugar, com a realização de projetos arquitetônicos. Entretanto, isso vai muito além de construir mais um ambiente arquitetado, pois, com o ensinamento da matéria é possível trazer soluções que beneficiam à saúde mental e física, o bem-estar e a segurança para pessoas que dependem de ambiente adaptado como forma de experiências de terapias motoras, cognitivas e sensoriais.

 

Segundo a professora responsável da disciplina, que acredita na ideia proposta pelos discentes da matéria de Paisagismo, entende que foi necessário o empenho de todos para alcançar um resultado positivo no projeto. “Conseguimos comprar matérias-primas e adquirir patrocínios, depois disso, teve a necessidade de reunir mais pessoas para sua execução, por isso houve a integração no trabalho com outros períodos do nosso curso”, explica Gisele Mercês, professora de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON.

 

Os acadêmicos estão utilizando a Oficina Maker na Faculdade UNIRON, que é um espaço provedor de criatividades, aprendizado e inovação, aberto aos estudantes que desenvolvem projetos. O laboratório é equipado com marcenaria convencional, marcenaria digital, impressoras 3D e laboratório de eletrônica e robótica, mecânica e mais de 100 ferramentas. Neles, os acadêmicos estão confeccionando alguns móveis e brinquedos, entre eles, um balanço de diversão para integrar o jardim sensorial planejado para a Casa Família Rosetta.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS