Eles dizem que a escola da aldeia ficou dois meses sem aula e falta merenda para as crianças
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta terça-feira (5) um grupo de indígenas da etnia Kaxarari, que vivem na área da Ponta do Abunã, no município de Porto Velho, realizaram uma manifestação na Câmara de Vereadores da capital de Rondônia.
De acordo com os indígenas a situação está complicada na região em decorrência do grave problema de infraestrutura nas estradas que dão acesso à localidade, fato que os impede de prosperarem com suas produções rurais, já que não possuem estradas decentes para escoarem seus produtos.
A falta de atendimento básico de saúde na região onde ficam os Kaxararis também é outro problema, isso além da falta da rede energia elétrica, internet, ponte arrumada, entre uma série de problemas que vem indignando essa comunidade indígena que já exerce todos os direitos dos cidadãos portovelhenses, entre eles o de voto.
“A gente veio aqui para conversar de perto e se for resolvido nosso problema hoje nós vamos embora hoje. Nosso local está esquecido faz muito tempo, faz 70 anos que estamos lá e nunca ficamos nessa situação”, disse Mauro Kaxarari.
Alunos da Escola Santa Maria, que fica localizada dentro da aldeia estão exigindo a construção de um ginásio para a prática de esportes. “A aula ficou quase dois meses parada, tá faltando merenda para as crianças. Nós queremos educação de qualidade porque nós precisamos”, afirmou Rafaela Kaxarari.
Os indígenas aguardam uma reunião com os vereadores para chegarem à um ponto de entendimento sobre as suas reivindicações.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!